28/12/2023

10 LIVROS FAVORITOS DE 2023

livros favoritos 2023

Este ano pareceu uma vida e um sopro ao mesmo tempo. Uma vida na primeira metade, um sopro na segunda. Pelo meio houve lugar para muitos livros. Até agora foram 70, mas talvez acabe o 71. Foi o ano em que eu li mais e foi repleto de boas histórias, mundos novos e personagens incríveis!

A escolha dos 10 livros favoritos não foi fácil, mas aqui está:

1. Ontem à Noite no Telegraph Club, Malinda Lo

Um romance queer que se passa nos anos 50 e conta a história de Lily Hu, uma adolescente sino-americana a tentar descobrir quem é e qual o seu lugar no mundo que se apaixona pela sua amiga Kathleen Miller.

Sabe mais aqui!


2. As Coisas Que Faltam, Rita da Nova

Conta a história de Ana Luís, uma jovem mulher que nunca conheceu o pai, desde criança até adulta, passando pelas suas várias fases, problemas, conquistas e incertezas. É uma espécie de diálogo interno da personagem leva-nos a sentir na pele as situações e adversidades por que ela passa.

Sabe mais aqui!


3. O Dicionário das Palavras Perdidas, Pip Williams

Esme é dona de uma uma grande curiosidade e perspicácia. É órfã de mãe e cresce rodeada de palavras, no escritório onde vários lexicógrafos, incluindo o seu pai, criam o primeiro Dicionário de Inglês, entre o final do século XIX e o início do século XX. Dedica parte da da sua vida a guardar palavras comuns e corriqueiras que não tinham lugar no primeiro dicionário 

Sabe mais aqui!


4. A Conspiração da Senhora Parrish, Liv Constantine

Um thriller psicológico intenso da primeira à última página, cuja história gira em volta de um triângulo amoroso meio problemático. Daphne e Jackson são um casal aparentemente perfeito e estimado da alta sociedade do Connecticut. Amber é uma mulher manipuladora e ressentida pela vida pobre que sempre teve. Amber quer mais, quer a vida de Daphne e faz o que for preciso para isso.

Sabe mais aqui!


5. Ainda Bem Que a Minha Mãe Morreu, Jennette McCurdy

Jennette tinha seis anos quando a mãe escolheu o seu destino. Ia ser atriz, ia realizar o sonho que a mãe nunca tinha realizado. A partir daí a vida de Jennette foi uma encenação, um seguir um guião que alguém escreveu para ela interpretar, sem questionamentos, sem opções de escolha. Esta é a história real da dor de uma filha que teve um monstro como mãe.

Sabe mais aqui!


6. Um Homem Chamado Ove,  Fredrik Backman 

Ove é um homem de 59 anos que, em poucos meses, perdeu a mulher e o emprego.  Perdeu a pessoa de quem mais gostava e a sua coisa da qual mais gostava, a sua rotina. Ou seja, perdeu o seu sentido da vida. Por isso, decide abandoná-la e ir ao encontro da sua amada, no outro mundo. Ove é só queria morrer, mas também queria ajudar os vizinhos...

Sabe mais aqui!


7. Apenas Amigos, Abby Jimenez

Uma comédia romântica com muito amor e alguma falta de comunicação que me deixou a chorar. Kristen e Josh conhecem-se de uma forma atribulada e depois percebem que vão passar muito tempo juntos. Ela é uma mulher forte, independente a passar por uma fase difícil que pode implicar infertilidade. Ele acabou de se mudar para uma cidade nova, só quer tranquilidade na sua vida, mas sonha com muitos filhos.


8. Ceifador, Neal Shusterman

O retrato de um futuro em que as pessoas são imortais e precisam de ser colhidas para não haver excesso de população. Este é o trabalho dos Ceifadores. Citra e Rowan são aprendizes de Ceifador, uma missão que, apesar de não a desejarem, levam de forma honrada, dedicada e com companheirismo. Até que se veem um contra o outro... 

Sabe mais aqui!


9. A Vida Invisível de Addie Larue, V. E. Schwab

A Addie nasceu no lugar e no século errados. Ela queria ser livre, numa sociedade em que a mulher tinha de ser de um homem e dona de casa desde muito cedo. Queria vida, enquanto todos queriam que ela tivesse amarras. Então fez um pacto com o diabo para ter vida eterna.

Sabe mais aqui!


10. Ele & Ela, Alice Feeney 

Ela vive em Londres, é jornalista, acabou de perder o seu lugar como pivot do jornal e voltou a ser repórter de exteriores. Ele vive numa pequena vila, é polícia e, desde que se mudou para aqui, que nunca tem muito trabalho. Este é um thriller psicológico e sombrio narrado a duas vozes, sobre crimes macabros numa vila aparentemente pacata, mas que tem muitos segredos escondidos.

Sabe mais aqui!


Menção Honrosa


Série Heartstopper, Alice Oseman

Rapaz conhece rapaz. Apaixonam-se. Passam por momento de amor, auto-descoberta e desafios difíceis. Este mês saiu Mais um capítulo da vida do meu casal literário preferido, o Heartstopper 5 e foi a desculpa perfeita para reler a série de Nick e Charlie.

 

Para 2024, espero que continue a ler muitos e bons livros e a sentir-me abraçada por histórias bem escritas e que me façam sentir muito, viajar e viver.

Quais foram os teus livros favoritos de 2023?

1 comentário

  1. Escolher favoritos é sempre tenso ahahah (mas ainda bem que é assim, porque é sinal que nos cruzamos com histórias incríveis)
    As Coisas Que Faltam e Ainda Bem Que a Minha Mãe Morreu também estão na minha lista :)

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall