04/08/2023

LIVRO | UM HOMEM CHAMADO OVE, FREDRIK BACKMAN

livro um homem chamado ove, fredrik backman

Alerta novo favorito! 😍

Depois de muito tempo na minha lista de desejos, finalmente comprei "Um Homem Chamado Ove"  na Feira do Livro de Lisboa deste ano. Já na TBR durou pouco mais de um mês. Ou seja, muito pouco tempo 😅

Ove é um homem de 59 anos que, em poucos meses, perdeu a mulher e o emprego.  Perdeu a pessoa de quem mais gostava e a sua coisa da qual mais gostava, a sua rotina. Ou seja, perdeu o seu sentido da vida. Por isso, decide abandoná-la e ir ao encontro da sua amada, no outro mundo. 

Problema: os seus vizinhos, conhecidos e até desconhecidos atrapalham a sua missão de pôr fim à vida. Nas palavras de Ove... "Rai's os partam!". Nas minhas palavras... Um mote incrível para um livro.

Nunca pensei divertir-me tanto com livro em que alguém tenta suicidar-se. Todas as personagens estão muito bem construídas (em especial a do Ove) e a escrita do autor é muito irónica e sarcástica. Uma pérola 👌

Mas, para mim, o livro de Fredrik Backman não é um livro sobre suicídio (apesar de poder ser um trigger warning), é um livro sobre o valor da vida e das pessoas que nos rodeiam. Nas relações e na falta delas. É daqueles livros que marcam e fazem pensar ao mesmo tempo que nos fazem rir (gargalhar!) e emocionar. E eu amo um bom livro assim. 

3 comentários

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo de me aventurar neste livro, a tua opinião veio reforçar isso!

    ResponderEliminar
  3. Li esse livro este ano e fiquei rendida ao talento do autor e apaixonada pelo rabugento Ove. É um daqueles livros que merecem todo o hype que existiu à sua volta! :)

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall