26/10/2023

LIVRO | A VIDA INVISÍVEL DE ADDIE LARUE, V. E. SCHWAB

livro a vida invisivel de addie la rue, v e schwar

Eras capaz de fazer um pacto com o diabo para ter vida eterna? A Addie LaRue foi! Mas em troca, nenhuma pessoa se lembraria dela, enquanto ela teria memória de tudo para sempre.

Esta é a premissa do livro A Vida Invisível de Addie LaRue, de  V. E. Schwab.

A história acompanha a vida de Addie desde 1714, quando ela fez o pacto, até 2014, mostrando os desafios pelos quais ela passou, a sua relação com Luc (o diabo), as suas estratégias para sobreviver e a vários momentos históricos difíceis, ao facto de nunca ser lembrada. Até que aparece alguém que se recorda dela e a sua vida começa a mudar...

Terminei este livro há duas semanas e desde então estou a viver num dilema. Por um lado estou com uma enorme vontade de gritar ao mundo para ler este livro, porque eu AMEI e entrou direto para os favoritos da vida. Por outro lado, tenho tido uma grande dificuldade em falar sobre ele, porque sinto que nada faz jus ao que este livro me fez sentir.

A Addie nasceu no lugar (e no século) errado. Ela queria ser livre, numa sociedade em que a mulher tinha de ser de um homem e dona de casa desde muito cedo. Queria vida, enquanto todos queriam que ela tivesse amarras. 

Ela rezou a todos os deuses a pedir ajuda, mas só o deus da escuridão lhe respondeu e, num momento de desespero, Addie aceitou um pacto sem pensar nas repercussões. Quando percebeu a sua nova realidade, foi duro, mas ela nunca baixou os braços nem se deixou vencer. Tentou sempre adaptar-se e aproveitar a sua (longa) vida da melhor forma.

No livro, Addie vive 300 anos e, apesar dos momentos mais difíceis, consegue sempre encontrar novo e único e que lhe mostra que vale a pena continuar neste mundo e pelo qual a sua liberdade e vida eterna valem a pena.

Isto faz-me pensar em como devemos aproveitar o melhor da vida e procurar a beleza nas pequenas coisas. E em como, numa altura em que parece que já tudo foi inventado, ainda há espaço para criarmos e sermos surpreendidos.



O livro de V. E. Schwab pode parecer um pouco assustador ao início por ser grande, mas lê-se muito bem e rapidamente. Os capítulos vão intervalando entre passado e presente, ficando sempre alguma ação em aberto, o que ajuda a querer continuar para saber o que vai acontecer a seguir.

Os personagens estão muito bem construídos. É muito fácil identificarmo-nos com a Addie, especialmente se formos mulheres e não queremos seguir a "vida padrão" que a sociedade nos programa e quase impõe o tempo todo.

É também muito simples criarmos empatia por todas as personagens (sim, até com o diabo) porque a autora mostra-as de uma forma muito crua e humana e, por vezes, até desprotegida e despida. Gostei mesmo disso no livro.

A única que coisa que me chateou um pouco no livro foi a tradução para português ter deixado um bocadinho a desejar. Encontrei algumas falhas ao longo do livro que tornaram a experiência de leitura um pouco pior, mas a história compensa tudo!

Já andava com vontade de ler A Vida Invisível de Addie LaRue há algum tempo, mas nunca me senti motivada o suficiente para o comprar e ler. Até que a Carolina e a Inês escolheram-no para livro do mês de outubro do The Characters Club e foi o motivo perfeito para o ler.

E que boa escolha fizeram, porque este livro foi tudo de bom. E tão envolvente que andei duas noites a sonhar com ele... Foi mesmo uma leitura prazerosa e com momentos emotivos. Tem alguns plots, o que é sempre uma ponto positivo para mim, e ainda momentos que nos fazem pensar e olhar para a nossa vida com mais carinho e motivação.

Resumindo, vai à confiança porque este livro é perfeito!

6 comentários

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall