31/01/2023

LIVROS | ONTEM À NOITE NO TELEGRAPH CLUB, MALIDA HO

livro ontem a noite no telegraph club malinda ho

Chinatown, Estados Unidos da América, 1954. Lily Hu é uma boa menina chinesa. Pelo menos é isso que a sua mãe diz. Na verdade Lily é americana, proveniente de uma família sino-americana, e é apenas uma adolescente a tentar descobrir quem é e qual o seu lugar no mundo. Claro que tudo seria mais fácil se não se sentisse atraída pela sua amiga Kathleen Miller e se não fugisse de casa a meio da noite para ir ao bar lésbico Telegraph Club. Tudo seria mais fácil se não estivessem nos anos 50 e se a todas as orientações sexuais além da heterossexualidade não fossem tabu... e até proibidas e consideradas doenças.

"Ontem à Noite no Telegraph Club" é um romance queer sobre o primeiro amor e a autodescoberta. Sobre história e cultura. Sobre as vidas nas sombras do medo, da vergonha, da descriminação e dos tabus nos Estados Unidos dos anos 50. 

Malinda Lo traz-nos uma história tão boa para entreter como para refletir. Se por um lado temos a emoção de um primeiro amor sáfico, por outro temos a dura realidade da comunidade LGBTQIA+ durante a década de 50 e ainda guerra e xenofobia.

Este é um livro sobre encaixarmo-nos em padrões que não são do nosso tamanho e ultrapassar os limites da sociedade para aceitarmos quem somos verdadeiramente. A ter de resumi-lo numa palavra seria amor. Amor romântico, amor de família, amor à pátria, amor próprio. Enfim, amor em todas as formas. E, sim, tem tanto amor que também eu me apaixonei por ele.

Este é o livro perfeito para quem gosta de histórias impactantes com personagens fáceis de criar uma ligação forte e um toque de história mundial e culturas diversas pelo meio. A escrita é simples, bonita e com a capacidade de nos tocar o coração.

1 comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall