30/12/2021

12 LIVROS FAVORITOS DE 2021

livros favoritos 2021

Tenho a sensação de que 2021 teve muitos anos dentro. Aconteceu tanta coisa ao mesmo tempo que teve tantos dias livres. No meio, houve muito tempo e vontade para ler mais do que o normal.

O ano passado li 35 livros e já achei que foi um excelente número. Portanto, este ano propus-me a ler a mesma quantidade. Longe de mim adivinhar que ia passar - e bem - o meu desafio. Termino o ano com 52 livros lidos e sem saber como isto aconteceu.

Alcancei a meta dos 35 em setembro e decidi alterá-la para os 40. Um mês depois, estava a chegar ao novo número e lá decidi juntar mais 5 livros ao desafio. Conclui-o no final de novembro e já não ousei criar nenhuma meta. Ia ler o que tivesse tempo. Pensei que seria mais um ou dois, mas cheguei ao bonito número de 50 livros a meio de dezembro. Uma loucura!

Podia dizer que não soube como isto aconteceu, para soar a algo mais inacreditável. Mas, na verdade, sei bem o que se passou. Durante grande parte deste ano estive desempregada, o que me deu muitos dias livres para me dedicar à leitura. Além disso, as últimas semanas (meses?!) foram penosos em termos de insónias. Passei muitas horas de muitas noites acordada, sem conseguir pregar olho. O resultado está à vista: muitos livros lidos em pouco tempo. Entenda-se por pouco tempo, a minha média de leitura normal, de dois livros por mês. Para juntar à festa, em novembro comprei um Kobo o que me ajudou a ler ainda mais.

Se me perguntassem se preferia ter dormido bem todas as noites e ter lido só metade dos livros deste ano, dizia logo que sim. Se me dessem a opção de ter passado o ano empregada e só ler metade dos livros... aceitava logo, também. Não aconteceu! Então vou olhar para o lado positivo e focar-me nas muitas e boas leituras que tive.


2021 FOI UM ANO CHEIO DE BONS LIVROS

No meio de tantos livros, podia ter tido várias surpresas menos boas e histórias aborrecidas. Felizmente, aconteceu o contrário e a maioria das minhas leituras foram de quatro a cinco estrelas. O que por um lado é algo fantástico, por outro torna a missão de escolher 12 favoritos, muito complicada.

Mas aqui estou eu, pronta a abraçar este desafio de eleger os melhores leituras do ano. Não te deixes enganar pelo título e por este discurso, admito já que fiz algumas batotas. Se estás a ler isto é porque gostas de livros tanto quanto eu, então acredito que mas vais perdoar e, até, compreender.


12 LIVROS FAVORITOS DE 2021


livros favoritos 2021 a boneca de trapos

1. BONECA DE TRAPOS

Um thriller de cortar a respiração, que fala de um crime peculiar, com seis vítimas a formar um corpo. A trama vai desenrolando à volta do mistério de a quem pertencem os pedaços do corpo sinistro. O inspetor Fawkes fica encarregue de descobrir quem são as vítimas que constituem a "Boneca de Trapos", quando recebe uma lista de seis pessoas e as respetivas datas da sua morte. A última é o próprio inspetor.

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 a rapariga que lia no metro

2. A RAPARIGA QUE LIA NO METRO

Fala de Juliette, uma jovem adulta a viver em Paris com uma vida tranquila e rotineira. Todos os dias, de segunda a sexta, apanha o metro de casa para o trabalho e é nesta viagem, que faz sempre acompanhada de livros. Um dia, decide sair numa estação diferente. Um impulso que lhe traz muitas mudanças à sua vida.

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 os loucos da rua mazur

3. OS LOUCOS DA RUA MAZUR

É um livro cuja história gira em volta de recordações antigas de um grupo caricato: Yankel, um judeu cego agora livreiro, Eryk, o seu amigo cristão agora escritor, e Shionka, a filha de uma bruxa e grande amor dos dois.

O livro de João Pinto Coelho, é uma viagem de antónimos: entre passado e presente, guerra e paz, cristãos e judeus, amor e vingança. Entre uma livraria de Paris, no século XXI, e uma cidade em forma de circulo perfeito, no meio de uma floresta algures na Polónia da II Guerra.


livros favoritos 2021 a viúva negra

4. A VIÚVA NEGRA

É mais uma das aventuras do espião israelita Gabriel Allon. Nas vésperas de ser promovido a chefe dos serviços secretos, o ISIS faz um ataque terrorista em Paris. Allon vê-se de volta ao terreno para encontrar o responsável e evitar os próximos golpes planeados.

Este ano li três livros da série Allon, de Daniel Silva e adorei todos eles. Como sempre. No entanto, e para ter uma lista mais variada, só escolhi um favorito. A Viúva Negra foi o escolhido para representar os restantes livros da série que li em 2021, Casa de Espiões e A Outra Mulher.


livros favoritos 2021 o ano do pensamento mágico

5. O ANO DO PENSAMENTO MÁGICO

Sentas-te para jantar e a vida, como a conheces, termina. Esta passagem consegue resumir todo o livro O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion.

A escritora perde o marido a 30 de dezembro de 2003, momentos antes de jantar, depois de terem chegado do hospital onde a única filha estava em coma. O Ano do Pensamento Mágico é um relato do luto de Joan no ano que se seguiu a este acontecimento. É uma visão numa e crua sobre a morte e o sofrimento de quem fica. 

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 jesus cristo bebia cerveja

6. JESUS CRISTO BEBIA CERVEJA

É um livro sobre os habitantes de uma aldeia do Alentejo. A aldeia não tem nome e o tempo da ação é difícil de precisar. Mas, também não é preciso. As aldeias não se definem pelo tempo, mas pelas pessoas que lá vivem.

Existe uma velha que sonha ir a Jerusalém antes de morrer. Uma jovem meio perdida da vida, órfã, que tem de cuidar da avó e vive entre dois amores. Um pastor que cheira a campo e não sabe falar de sentimentos. Um professor reformado, agnóstico da religião e discípulo das ciências. Uma inglesa tão rica que comprou uma aldeia e ainda contratou teóricos para lhe fazer companhia

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 a paciente silenciosa

7. A PACIENTE SILENCIOSA

A premissa deste livro é sobre uma jovem pintora que, depois de ser acusada da morte do marido, deixa de falar. Com todo o horror e mistério em torno do crime, Alice, é internada numa unidade forense de alta segurança. Do outro lado da história temos Théo, um psicoterapeuta com o objetivo de a conhecer e tratar. Mas também ele tem os seus problemas.

A Paciente Silenciosa prendeu-me logo desde início. É daquelas histórias que quanto mais avançamos na leitura, mais certezas temos que o final vai surpreender e dar cabo de nós. Ler este livro é um crescente. Vamos acumulando questões e susteres de respiração. 

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 crime, disse o livro

8. CRIME, DISSE O LIVRO

Este libro é um aglomerado de mistérios e crimes por resolver. Passado entre a realidade e a ficção, conta duas histórias paralelas, mas ligadas. De um lado temos um manuscrito repleto de enigmas por desvendar. Do outro temos uma editora à procura de respostas. Tanto do livro como para os mistérios da vida real. Crime, Disse o Livro está escrito com muita astúcia e inteligência, escondendo enigmas dentro de enigmas interligados entre dois tempos e espaços. E, até, duas realidades que vão correndo em simultâneo. 

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 heartstopper

9. HEARTSTOPPER

Fala da amizade improvável e especial de Charlie e Nick. Os dois rapazes são alunos da mesma escola, mas nunca tiveram contacto até serem obrigados a partilhar a mesma mesa durante uma aula. Desde esse dia nasce uma forte relação que vem mostrar como o amor pode ser surpreendente e inesperado.

Repara no pormenor que não especifiquei o meu volume preferido. Simplesmente não consigo. O resumo que faço aqui é do primeiro Heartstopper, mas os volumes 2 e 3 também têm um lugar especial no meu coração e, definitivamente, fazem parte das minhas leituras preferidas deste ano.

Lê mais aqui


livros favoritos 2021 terapia de casal

10. TERAPIA DE CASAL

Terapia de Casal é o meu podcast preferido. Todas as segundas-feiras, oiço as conversas de Rita da Nova e Guilherme Fonseca. Digamos que é uma espécie de ritual para começar bem a semana. Quando o livro saiu para pré-venda, fui a correr comprar.

O livro tem uma dinâmica divertida. É constituído por 30 textos sobre "coisinhas insignificantes que dividem os casais no dia a dia", ou melhor, a Rita e o Guilherme e os respetivos direitos de resposta. Em cada texto podemos escolher um lado, #TeamRita ou #TeamGuilherme, transformando o livro num jogo. Ler o Terapia de Casal é igual a ouvir o podcast. Ou seja, um momento muito bem passado e cheio de gargalhadas.


livros favoritos 2021 arsène lupin contra herlock sholmes

11. ARSÈNE LUPIN CONTRA HERLOCK SHOLMES

Descobri Arsène Lupin graças à serie da Netflix, Lupin, inspirada na obra de Maurice Leblanc. Em abril li o primeiro livro da série, Arsène Lupin: Cavalheiro Ladrão e fiquei logo fascinada pelo personagem irreverente e pelas suas aventuras. Em outubro li o segundo, Arsène Lupin Contra Herlock Sholmes e gostei ainda mais. Sim, estou outra vez a fazer batota. Sim, estão os dois na minha lista de preferidos. Vamos ver isto como um golpe de boa fé ao estilo do ladrão francês mais galante da história.


livros favoritos 2021 refém

12. REFÉM

É um thriller alucinante que se passa numa viagem de vinte horas, sem escalas, de Londres a Sydney. A assistente de bordo Mina embarca no voo, mas deixa os pensamentos em terra, a pensar nos problemas no casamento e com a filha.

Mas, a 35 mil pés de altitude, os problemas multiplicam-se, quando Mina recebe uma nota  de um passageiro anónimo, que a obriga a colaborar num ataque com o objetivo de fazer todos de reféns e de garantir que o avião nunca chegue ao destino. 


Quais foram os teus livros favoritos de 2021?

1 comentário

  1. Como partilhei no teu reels, o "A Rapariga Que Lia no Metro" já vem a caminho 😍 também adorei descobrir "Jesus Cristo Bebia Cerveja", "Heartstopper" e "Terapia de Casal". "O Ano do Pensamento Mágico" li-o o ano passado e também me marcou. Embora seja mais racional, digamos assim, mostra-nos que o sofrimento e o luto pode ter imensas formas.

    Vou levar outras sugestões para a minha infindável lista de desejos :p

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall