03/01/2022

2 ANOS DE MARESIA, 10 ANOS DE BLOGOSFERA

dois anos de maresia, 10 anos de blogger

Hoje é um dia especial. O Maresia faz dois anos!  

Têm sido dois anos de muitas histórias e a seguir uma maré que nem sempre é linear. Mas a natureza é mesmo assim. E o meu grande objetivo para este cantinho sempre foi seguir o meu ritmo natural.


UM REFÚGIO À BEIRA-MAR

O nome Maresia veio da minha ligação com o mar. O meu grande refúgio sempre foi seguir o caminho até à praia e ficar a olhar o horizonte no oceano e respirar aquele cheiro tão característico de maresia. Sou menina da beira-mar. Sempre fui e sempre serei. E foi essa sensação de paz e pertença que sinto na minha praia que quis trazer para este blog. Tenho conseguido! Só ainda não há uma fórmula mágica para quando alguém o abra, consiga sentir o cheiro a maresia que me levou a dar-lhe este nome.

Há uns tempos deparei-me com alguns artigos sobre slow content e percebi que era já andava a praticar antes de conhecer o conceito. Ao ler mais, tudo me fez sentido. A ideia de criar seguindo o meu próprio ritmo, em vez de me obrigar a criar  X conteúdo num certo período de tempo tem muito mais a ver comigo e com a formo como tento levar a minha vida.

Deste modo, não criei qualquer objetivo para o blog, este ano. Quero apenas escrever sobre o que me apetecer e quando me apetecer. Mas, estou muito inclinada para explorar e falar mais acerca do conceito de slow content.


10 ANOS DE BLOGOSFERA

O Maresia só tem dois anos, mas eu já ando por aqui há dez!

A minha entrada no mundo da blogosfera foi feita aos poucos. E acompanhada. O meu primeiro blog não era só meu. Criei-o com uma amiga , para termos um sítio onde partilhar - e essencialmente guardar - os poemas que íamos escrevendo e enviando uma a outra e aqueles que escrevíamos em conjunto.

Depois seguiu-se mais um blog de textos aleatórios em conjunto e outro a solo. Até criar o Maresia.

Às vezes, penso se não devia ter continuado com o mesmo blog ao longo dos tempos. A dúvida dissipa-se rapidamente quando me lembro do objetivo de criar um novo blog. O largar o passado e abraçar o presente e o futuro. Foi mesmo o melhor que fiz.


OS VIZINHOS DA BLOGOSFERA

Há dez anos a blogosfera era muito diferente. Escrevíamos um post, quase como quem escreve um tweet. Era algo simples e pessoal. Sem grandes pretensões ou muito cuidado. Havia muito mais blogs pessoais e ainda mais anónimos. Escrevíamos porque sim. A interação também era maior.

Não me vou armar em saudosista e dizer que naquele tempo é que era bom. Não era! Prefiro ver os blogs cuidados, com textos com pés e cabeça e uma imagem bonita, como vemos hoje. Talvez a parte da interação fosse melhor há uns anos. Mas, nem sou bom exemplo para falar, porque passo muito tempo sem ler e comentar outros blogs.

Os tempos mudaram e a blogosfera também. É tão simples quanto isso. Não é melhor, nem pior. É apenas diferente. O que importa é que continuo a gostar de estar por aqui. Sinto-me bem. Sinto-me em casa!

Também gosto muito dos meus "vizinhos de blogosfera". Há uns que acompanho desde a primeira conta que criei e outros mais recentes. Somos os resistentes.

Gosto de olhar para a blogosfera como aquele bar pouco conhecido, decorado com elementos vintage aleatórios e com uma música ambiente a tocar baixinho, que nos permite ficar a conversar e trocar histórias e ideias com velhos amigos.

2 comentários

  1. Que caminhada bonita! Espero que a blogosfera continue a despertar em ti esse encanto e vontade de criar *-*
    Muitos parabéns por estes dois anos. Espero, de coração, que se multiplique por muitos, muitos mais

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Também estou na blogosfera há mais de uma década e concordo com tudo o que escreveste sobre a evolução da plataforma.

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall