27/12/2022

BRISAS | 2022 NÃO FOI PERFEITO E ESTÁ TUDO BEM

retrospetiva-2022

Dezembro é uma altura estranha. Divide-se entre a magia do Natal, agitação do final do ano e muitas retrospectivas. Nas redes sociais (quase) toda a gente falar de todas as coisas boas e perfeitas que lhes aconteceram e isso consegue ser um pouco (muito) stressante para quem tem de lidar com fantasmas interiores.

O meu ano não perfeito, mas também não foi péssimo. Teve momentos bons, situações que dispensava, dias mais em baixo e dias muitooo felizes. O meu ano não perfeito e está tudo bem, porque a perfeição não existe. 

Este texto é uma espécie de nota mental para me lembrar disso e não cair no erro de comparar a minha vida com o que se vê por aí. Porque as redes sociais são apenas uma pequena parte da vidas pessoas e não espelham exatamente a realidade. Para combater isso vou falar um pouco do meu ano de forma mais realista e sincera possível.


3 SITUAÇÕES QUE DISPENSAVA TEREM ACONTECIDO


1. CRISE EXISTENCIAL E ANSIEDADE

Bem, a ansiedade faz parte da minha e é algo com que já aprendi a lidar. Contudo, há altura em que se manifesta mais e que se torna mais complicado conviver com ela. Este ano entrei no último dos vintes e isso deixou-me a pensar na vida, em tudo o que esperava ter nesta idade e não o alcancei. Senti que estava atrasada e a fazer tudo mal. Senti-me meio como uma fraude. Ainda custa um pouco lidar com isto, mas nas consultas com a minha psicóloga consegui perceber e aceitar que cada um tem o seu ritmo e que não é por ter não ter A ou B que deixo de ter mérito no meu caminho ou de me poder orgulhar de tudo o que já conquistei na vida.


2. SÍNDROME DO IMPOSTOR DISFARÇADO DE BLOQUEIO CRIATIVO

A pior coisa para alguém que trabalha a criar conteúdo é ter um bloqueio criativo. Eu tive um que durou demasiado tempo para o meu gosto. E para o que considerava normal. Não foi extremo ao ponto de não conseguir trabalhar, apenas sentia que não estava a dar o melhor de mim e que tudo o que fazia não tinha valor. Tive de me lembrar que é natural haver fases em que simplesmente não estamos tão criativos e que nem tudo o que fazemos tem de o melhor conteúdo alguma vez visto. Às vezes temos apenas de baixar as velas e deixar o barco navegar. Tudo isto sempre com a ajuda da minha psicóloga.


3. COVID-19 E UMA NÉVOA MENTAL

Depois de um ano e meio de pandemia descobri que, afinal, não era imune ao bicho. Ele atacou-me bem e deixou-me de rastos, sem força no corpo e com os pensamentos e raciocínio muito lentos e meio baços. Aqui a solução foi (tentar) lidar com a frustração, vitaminas e esperar que passasse rápido.



retrospetiva-2022

3 SITUAÇÕES NORMAIS QUE AQUECEM O CORAÇÃO


1. DIAS DE PRAIA, SOL E CALOR 

A beleza da vida está nas pequenas. Isto pode parecer muito cliché, mas é mesmo verdade. Fazendo uma retrospectiva sobre as coisas boas deste ano, tenho de incluir todos os dias de sol e calor com idas à praia, sozinha ou em família. Todas as caminhadas antes e depois do trabalho até ao (meu) mar e todos os momentos passados ao ar livre.


2. BONS LIVROS E CLUBES DE LEITURA

Até ao momento em que estou a escrever, li 58 livros este ano. A maior parte deles foram ótimos e alguns tornaram-se mesmo favoritos para a vida. Foi o ano em que mais li e foi também o ano em que mais saí da minha zona de conforto em relação a géneros literários. Também entrei em dois clubes de leitura fizeram ter ainda mais vontade de ler e experimentar autores novos e onde gostei muito de falar sobre esta temática que me é tão querida.


3. PEQUENOS PORMENORES DO DIA-A-DIA

Ouvir músicas que me deixa feliz e os meus podcasts preferidos, ver séries, fazer um bolo ou uns crepes para o lanche ocasionalmente, acender uma vela no quarto e deixar o ambiente mais acolhedor, reorganizar as minhas estantes vezes sem conta, aprender italiano, visitas à minha geladaria preferida... A lista podia continuar com estas pequenas situações que tornam os dias mais leves felizes.


retrospetiva 2022

3 SITUAÇÕES QUE DEIXARAM O MEU ANO MELHOR


1. MOMENTOS FELIZES PARA UMA MILLENNIAL NOSTÁLGICA

Depois de tanto tempo de pandemia e sem festas eis que aparece uma que é totalmente a minha casa. A Millenium Crush foi a minha grande festa do ano. Foi o meu "regresso à normalidade" e a melhor noite do ano. Ainda em questões de millennials, e já que estamos a falar crushs,  não posso deixar de falar da felicidade que o regresso dos D'ZRT me trouxe (continua a trazer). Sou da geração morangos e celebrar o melhor dessa época enche-me o meu coração.


2. PASSEIOS E TEATRO EM LISBOA

Este ano foi marcado por algumas idas à capital. Algumas só para passear com amigos e descobrir os encantos de Lisboa enquanto se punha a conversa em dia (e se atualizava o stock de fotos para o Instagram), outras para ir ao teatro e ainda uma tarde a solo na Feira do Livro. Vivo relativamente perto de Lisboa, mas quase nunca lá ia. Este ano foi um ponto de viragem e trouxe a certeza que tenho de visitar a nossa capital com mais frequência porque sinto que há sempre algo de novo para ver.


3. FÉRIAS EM ÉVORA

No final do verão passei uns dias em Évora e adorei. Foi a minha primeira vez por terras alentejanas e escolhi o destino porque precisava mesmo de uns dias de paz, só para descansar e passear com calma. A época alta já estava a terminar e não havia muito movimento. Além disso Évora (e as suas pessoas) são muito acolhedoras e dentro das muralhas do castelo não parece que estamos numa cidade, mas sim numa pequena vila que transmite a sensação de estarmos em casa. Fiquei encantada com Évora e, sem dúvida, que também é um sítio a voltar!

2 comentários

  1. Houve uma altura do meu ano em que também comecei a sentir que estava a ficar para trás. Ter amigos a darem um passo em frente, indo viver juntos, e pessoas conhecidas a casar e a ter filhos, por exemplo, acho que me fizeram duvidar muito da minha caminhada. Depois, queria muito ter começado a enviar o meu livro para editoras, mas a Síndrome do Impostor é mesmo uma merda.
    O que vale é que, para equilibrar, existem apontamentos do nosso quotidiano que nos ajudam a serenar. E acredito que relembrar/guardar esses momentos bons nos permitem ter motivação para seguir.
    Aiiiii, o regresso dos D'ZRT!!! Continuo em pulgas *-*
    Fico mesmo feliz por teres gostado de visitar Évora. É uma das minhas cidades favoritas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa mente é um lugar estranho, especialmente quando nos começamos a comparar muito com os outros. Tenho tentado focar-me mais em mim e meter na cabeça que estou no ritmo certo (mas nem sempre é fácil). O síndrome do impostor é um chato que só nos atrapalha! Espero que este ano te deixe em paz. Acredito na qualidade do teu manuscrito e fiquei curiosa com o tema *-*

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall