29/12/2022

LIVROS | 10 LIVROS FAVORITOS DE 2022 (E ALGUNS PARA A VIDA)

2022 vai ficar marcado como um ano de muitos e bons livros.

Gosto de definir um objetivo no GoodReads, porque acho divertido ir vendo a percentagem a aumentar (sim, sou uma criança), mas não faço muita pressão para o cumprir. Ler é algo que faço por prazer e para descontrair, não para competir. Já há muita coisa que nos dá pressão, não é preciso inventar mais.

Foi por saber que ler me faz bem e ajuda-me a combater a ansiedade que tentei ler mais este ano, em vez de passar tempo em redes sociais ou noutras atividades que faziam a minha mente desviar para onde não devia. Foi assim que acabo o ano com 60 livros lidos. Um recorde pessoal.

Hoje venho falar dos meus favoritos do ano. Alguns deles que ficaram favoritos da vida, outros porque me fizeram rir e me divertiram com ótimas histórias à mistura, uns que me aqueceram o coração e ainda alguns que me encheram de adrenalina graças à sua intensidade e alto nível de suspense.


LIVROS LEVES E DIVERTIDOS
favoritos 2022 livros leves e divertidos

1. O Clube do Crime das Quintas-feiras, Richard Osman

Um grupo de idosos que se junta para resolver casos arquivados de crimes antigos, depara-se com crimes reais, mesmo à sua porta. Só com a premissa fiquei logo conquistada. Adoro policiais e personagens de idosos irreverentes. As minhas expectativas eram grandes e foram todas correspondidas. O mistério não é a coisa mais difícil de desvendar, mas o livro é tão divertido e está tão bem escrito que compensa. Aliás, isto torna-o um policial até para quem não gosta do género.


2. The Switch - Beth O'Leary

Eileen tem 79 anos, vive numa aldeia e procura um novo amor. Leena vive em Londres e foi obrigada a fazer uma pausa na sua agitada carreira. Eilleen e Leena são avó e neta e decidem trocar de casa (e quase de vida) durante dois meses. Beth O’Leary dá-nos uma comédia romântica que me prendeu tanto, ao ponto de ter arrastado ao máximo a leitura só para passar mais tempo com estas duas personagens.


LIVROS QUE CONQUISTARAM O MEU CORAÇÃO

favoritos 2022 livros que conquistaram meu coração

3. Heartstopper 4, Alice Oseman

Charlie e Nick são oficialmente namorados, mas as relações não são perfeitas. Adoro todos os livros de Heartstopper, mas o quarto volume conquistou-me e tocou-me de uma forma especial.


4. Doidos Por Livros, Emily Henry

Livros sobre livros têm um lugar especial no meu coração. E este não é apenas um livro sobre livros, é uma história com personagem fortes e super bem construídas, com passados coesos e relações intensas. Nora é agente literária e Charlie é editor e ambos são o inimigo nº 1 do outro e vão ser obrigados a conviver... Enfim, é um enimies to lovers muito bem escrito e não é preciso dizer mais nada.


LIVROS INTENSOS E CHEIOS DE SUSPENSE

favoritos 2022 livros intensos e com suspense

5. Ao Fechar a Porta, B. A. Paris

Este livro fala de Jack e Grace, um casal que aparenta levar uma vida perfeita. Ele é um elegante advogado de vítimas de violência doméstica. Ela é encantadora e gere a casa de uma forma impecável e é muito dedicada à irmã com deficiência. Mas há algo que não bate certo... Uma história que me prendeu completamente e só fiquei descansada quando o acabei. É daqueles livros tão bons que nos deixam a pensar como iremos conseguir algo que o supere.


6. A Rapariga Nova, Daniel Silva

é impossível ler Daniel Silva e ele não estar no top melhores do ano. Nem que seja pelo quentinho que me dá voltar à minha série e personagens conforto. Sim, eu encontro conforto em histórias de guerra e espiões. Não me julgues. Pelo menos dá para olhar e pensar "afinal até tenho muita paz na vida".


7. Teatro de Fantoches, M. W. Craven

O nome do inspetor Washington Poe aparece marcado num corpo queimado. A partir daí a história gira em volta de um serial killer que queima pessoas em círculos de pedra pré-históricos e de toda a investigação para o apanhar. Esta leitura foi viciante e envolvente, cheia de suspense e mistérios a serem resolvidos da primeira até à última página.


LIVROS QUE SE TORNARAM FAVORITOS DA VIDA

favoritos 2022 livros favoritos para a vida

8. Os Sete Maridos De Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid

Evelyn Hugo dispensa apresentações, é mais do que os seus maridos, mais dos que os seus filmes e a sua fama! É uma mulher com uma história incrível e com tanto por ensinar e partilhar. Taylor Jenkins Reid apresenta-nos uma história tão forte, com personagens muito bem construídas, uma história que toca em assuntos relevantes e à qual é impossível ficar indiferente.


9. Daisy Jones The Six, Taylor Jenkins Reid

Daisy Jones é irreverente, rege-se pelas suas próprias regras e tem uma beleza e presença únicas e é dona de uma voz incrível e de um talento natural para a música. Os The Six, uma banda de rock em rápida ascensão e que tem tudo para ser um sucesso mundial. O que acontece quando a Daisy Jones se junta ao The Six? A mistura é explosiva e o sucesso o único caminho possível. Este livro é irreverente, livre e rock and roll. Tal qual a Daisy. Por isso é que é tão fácil gostar de ambos. Em especial se fores fã de rock. Mas, mesmo que não sejas, a viagem continua a ser incrível.


10. O Homem que Passeava Livros, Carsten Henn

Já disse e repito: adoro livros sobre livros. E este é ainda mais especial, porque é uma espécie de ode à literatura. Carl é um idoso que trabalha numa livraria e todos os dias vai entregar livros porta a porta. Schascha é uma criança curiosa e amigável que depressa se torna a sombra de Carl nas suas caminhadas literárias. Ambos criam uma amizade inesperada e mostram-nos a importância que os livros têm para as nossas vidas. 


Quais as tuas leituras favoritas de 2022?

6 comentários

  1. Passando, acreditando que sejam bons livros de leitura, e deixando votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Partilho da tua energia em relação ao Goodreads: também adoro estabelecer uma meta, porque acredito que pode ser uma dinâmica interessante, quer para nos desafiarmos a ler mais, quer para ajudar a diminuir a pilha que temos em casa, mas sempre com o cuidado de não cair para o lado da pressão.

    Em comum temos Heartstopper, que tem o meu coração para sempre *-*
    Quero muito ler Doidos Por Livros!
    Já tinha lido Ao Fechar a Porta e, ainda hoje, tenho bem presente a narrativa. Acho que foi dos livros mais sufocantes que já li

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sufocante é mesmo a melhor palavra para descrever Ao Fechar a Porta. E Heartstopper é do mais amoroso que há. Acho que é impossível não adorar *-*

      Eliminar
  3. Gostei muito do "Clube do Crime das Quintas Feiras" e o "Teatro de Fantoches", já os li antes de 2022 :) Já o da B.A. Parris não gostei nada, para o fim já o li praticamente na diagonal. Em 2023 gostava muito de finalmente ler Taylor Jenkins Reid, talvez o da Evelyn Hugo ou a Carrie Soto

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall