12/01/2022

DESABAFO DE UMA LEITORA ANSIOSA

desabafo de uma leitora ansiosa


Ser uma leitora ávida de policiais e histórias com muito suspense é muito bonito até querer mudar um pouco a rotina e pegar num livro de romance meloso. Fico sempre à espera de um plot twist a qualquer momento que nunca chega. Fico sempre a criar teorias da conspiração sobre todas as personagens, como podem se revelar maléficas, ou imaginar situações que as podem colocar em perigo ou deixar mais vulneráveis.

Recentemente li um romance com uma premissa engraçada e uma história bonita, contudo não me encheu as medidas. No Goodreads está com um ranking de quase 4 estrelas, mas só consegui dar um 3 muito esticado. Daria um 2,75 se pudesse especificar.

Falo do Diz-me Quem Sou, de Sophie Kinsella. O livro estava bem escrito e gostei muito da base da história. Lexi Smart é uma jovem adulta, com um trabalho mal pago e com uma vida banal, até ao dia em que acorda num hospital com uma amnésia parcial que a fez esquecer os últimos três anos da sua vida e descobre que, agora, é casada com um milionário e tem um emprego e casa de sonho. Só não sabe como a sua vida mudou tanto.

O problema é que achei muito lento e com partes que serviam apenas para encher chouriços e que podiam ser substituídas por conteúdo mais sumarento e que acrescentasse mais dinâmica à narrativa. E isto é mais um problema meu do que da história em si, muito provavelmente. Porque a meio da leitura dava por mim a criar dramas super complexos, como casos de violência e imaginar características maléficas em várias personagens.

Comparo isto de gostar (ser viciada) de policiais e suspense com o ter ansiedade. Vivo sempre a contar com o pior, em vez de apenas desfrutar a romance simples que é a vida. Os meus dias são uma luta constante a sofrer por antecipação por tudo e que quando essa coisa que me dá ansiedade acontece, comprava-se que não era nada de especial.

Preciso de fazer mais este exercício de ler um novo género sem esperar nada. Deixar-me simplesmente levar pela história e por de lado antecipações irrealistas. Pode ser que me ajude a encarar a vida de uma forma mais simples e leve. 

2 comentários

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall