14/01/2022

É PRECISO FALAR DOS DIAS MENOS BONS

é preciso falar dos dias menos bons


Sabes aqueles dias em que têm tudo para correr mal? Este semana foi um deles. Sim, a semana toda.

Não aconteceu nada fora do normal, nem negativo. Não recebi nenhuma má notícia. Não houve uma sucessão de grandes azares. Fora aquele dia em que bati como joelho vezes no mesmo sítio. 

Aconteceu que estou cansada duma pandemia que dura há dois anos e não sei bem onde a minha vida se meteu. Olho para trás e parece tudo uma mancha nublada. Por mais que uma pessoa esteja habituada ao nevoeiro do litoral oeste isto é demais.

As palavras da semana foram sono e insónias. Aqueles bests friends que teimam em andar sempre juntos. Só que um aparece durante o dia (sono) e a outra chega a meio da noite cheia de energia (insónia).

Juro por tudo o que mais sagrado (os meus livros kkk) que o sonho era dormir profundamente durante uma semana seguida. Sim, "ainda só vamos no início do ano". Mas a passagem de ano é só mais um dia normal e não há nada no nosso corpo que recarregue energias só porque fazemos uma contagem decrescente. Acredita, se tal fosse possível eu tinha passado a semana a fazer contagens decrescentes.

Enfim, tenho sono, estou cansada e muito rabugenta. Consequências? Decidi trazer um pouco este espírito para o online, porque irrita (quase) só existiram discursos positivo-motivacionais, como "Anima-te! Tu és o que tu pensas" ou "Vamos todos pensar positivo e a nossa vida mudar completamente num minuto".

Spoiller alert! Não vai. Não há fórmula secreta para nos sentirmos "a melhor versão de nós mesmas" todos os dias a toda a hora. Há dias em que vais estar super motivada e produtiva e feliz. Há outros em que vais querer chorar , berrar e esconder-te do mundo, porque estás na lama.

É normal! É a lei vida. "Só" temos de nos adaptar.

Às vezes (muitas) é tão difícil adaptarmo-nos... É até meio assustador sair do mood "estou mal, deixem-me", quando ele se torna muito comum. Custa tanto!! Mas é preciso.

É preciso procurar ajuda, deixar de seguir conteúdos de positividade tóxica ou que nos aumentam a ansiedade e mal-estar, sair da zona de conforto e cuidar de nós.

Esta semana foi uma treta a nível psicológico (e físico, se contar com o joelho negro). Mas, fiz duas coisas importantes para combater isto: consultas para cuidar da mente e do corpo.

Se antes de cada uma pensei que preferia ficar enrolada na cama a fazer scroll e lamentar-me da vida? Oh yeah! Mas, lá fiz o esforço e no final até soube bem!

Caso te identifiques com o que escrevi e sinto, espero que também faças um esforço para dar a volta. E lembra-te que não és a única com dias maus. Só que não há muita gente a admiti-lo na internet. Ou fora dela.

6 comentários

  1. Há alturas em que precisamos de curtir a nossa neura, como costumo dizer, porque também é uma [ou várias] fase do processo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Acho que o primeiro passo é aceitar e curtir a neuro. Depois tudo melhora :D

      Eliminar
  2. E não há mal nenhum em admitirmos que não estamos bem o tempo todo, porque é a realidade. A vida acontece, os medos, os receios, o desconhecido, tudo isso contribui para que não esteja tudo bem e é ok, como tu dizes. Há dias bons e dias maus, sabermos ver isso é meio caminho andado para nos reconhecermos, para procurar ajuda ou para simplesmente deixar que passe :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Acho que é urgente falarmos mais da realidade, em vez de a escondermos e mostrar só o "lado bonito" :)

      Eliminar
  3. É tão importante partilharmos mais sobre estes dias de m****! Porque todos os temos, alguns com mais frequência do que outros, e nem sempre sabemos lidar com eles. Às vezes, acho que é preciso aprendermos a aceitar esses dias, "chafurdar" um bocadinho na lama para depois termos forças para nos reerguermos.
    Espero que dias melhores venham aí! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, faz bem falar destes dias. E também ajuda. Pelo menos, comecei a sentir-me melhor depois de deitar cá para fora :)

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall