10/10/2021

VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL

Vamos falar de saúde mental

O mundo está de pernas para o ar. Desalinhado. Desencontrado. Porque só num mundo do avesso é que a saúde mental não é prioridade! Porquê desvalorizar? Porquê ignorar? Porquê esta passividade agressiva do "não penses que fica tudo bem"?

Não fica tudo bem. Não! Porque não podemos simplesmente desligar o cérebro. Deixar de pensar. Viver sem emoções. Mudar a cassete. Fechar os olhos para o que sentimos e fechar a porta à vida. Com força. E fechá-la num quarto escuro. Apertado.

Só fica tudo bem quando aceitamos. Quando falamos. Quando pedimos ajuda. Quando ajudamos. Quando acolhemos. Quando percebemos. Quando lutamos.

Ansiedade é aperto e escuridão. É raiva, medo, dor, incerteza, insegurança, desamparo. É tremer de frio no dia mais quente do ano. É ser uma estátua no meio de uma sala cheia de gente a dançar. É ficar a ver a vida passar, sem saber agir. Quanto mais conseguir pensar. São tantos sentimentos ao mesmo tempo que fica impossível explicar ou mexer. Bloqueio.

Os outros problemas de saúde mental lá terão as suas especificidades. Depende de cada pessoa. Esta foi a minha ansiedade. É! Que sei que ela vai-me acompanhar para a vida. Só que agora não fujo dela. Dou-lhe a mão e seguimos juntas a enfrentar medos. Há dias em que ainda é difícil. Mas já não é impossível. Tudo porque agora sei que não estou sozinha. Tudo porque agora sou capaz de pedir ajuda. Tudo porque agora falo. Tudo porque agora deixei de ter vergonha. Tudo porque agora luto.

A SAÚDE MENTAL IMPORTA na medida que as pessoas importam. Por isso não digas que é leveza ou frescura. Ou que parta que se diz por aí, na boca de quem não imagina o que é sofrer! Se queres fazer algo, ajuda. Apoia!

A SAÚDE MENTAL IMPORTA na medida que TU importas. Por isso fala, pede ajuda, luta! 

AH! E lembra-te... Psicoterapia não é vergonha! É um bem essencial para estares bem contigo mesma e com o mundo.  

2 comentários

  1. Vamos. Todos os dias. Sempre! Porque, de facto, é essencial!
    Obrigada por esta partilha tão pertinente <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andreia! Devíamos mesmo falar todos os dias, até entrar na cabeça de todos ;)

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall