27/09/2021

5 MUDANÇAS DEPOIS DE COMEÇAR A APRENDER ITALIANO

5 mudanças desde que comecei a aprender italiano

Aprender italiano tem sido uma aventura de quase um ano.
Um ano cheio de novas palavras ditas num sotaque apaixonante. Uma aventura que se transformou em mais do que aprender um novo idioma. Porque conhecer uma nova língua é muito mais do que saber as suas palavras e gramática. É entrar em toda uma nova cultura.

Devo esclarecer que isto não é um post sobre como aprender uma língua. Primeiro porque todos somos diferentes e o que resulta com um pode não resultar com outro. Segundo porque aprender italiano é algo que vejo mais como um hobby. Algo para ir fazendo a um ritmo lento e sem pressões. Tampouco grandes técnicas.

Este é apenas o relato da minha experiência a aprender uma nova língua por gosto e não por obrigação, como quando estamos na escola. Aprender italiano foi uma vontade que nasceu em mim e por aqui tem andado. Falar italiano começou por curiosidade e está a tornar-se, cada vez mais, no grande objetivo de ser fluente. Porém, levo esta aprendizagem com calma. Porque só assim a sinto como prazerosa.

A vontade de aprender este idioma surgiu depois de ver a série italiana Baby, na Netflix. A língua encantava-me. Sinceramente a certa altura já não sabia se gostava mais da história ou de apenas ouvir falar italiano.

Comecei a aprender italiano na app Duolingo - eu disse que era algo descontraído. Não fiz nenhum curso, não comprei nenhum livro. Ainda! De vez em quando faço resumos de gramática a partir de um site. Já há uns tempos que não o tenho feito e apetece-me voltar a estudar mais afincadamente.

Se ao início sentia que a app me bastava, com o tempo fui querendo aprender mais e de formas diferentes. Então, comecei a criar novos hábitos para trazer mais italiano para a minha vida. Infelizmente ir a Itália ainda não foi um deles. Mas há de ser!


5 MUDANÇAS DEPOIS DE COMEÇAR A APRENDER ITALIANO


1. HORAS NA APP DUOLINGO

A app Dulingo tornou-se das minhas preferidas. Daquelas que não vivo sem. Como disse antes, comecei a aprender italiano de forma muito descontraída nesta aplicação e assim tenho continuado e evoluído. Todos os dias faço pelo menos uma lição, o que me demora cerca de 5 minutos. Mas, a maioria dos dias acabo por fazer mais e passar cerca de 20 minutos a treinar italiano.


2. OUVIR PODCASTS EM ITALIANO

Calma. Ainda não consigo ouvir podcasts inteiros em italiano. Mas, descobri um podcast que ensina italiano, o Coffe Break Italian. Os episódios são mini-aulas de italiano e cada uma tem um tema específico. A língua de origem é inglês, então dá para treinar as duas línguas.


3. VER SÉRIES ITALIANAS

Visto que tudo começou com uma série, tinha de continuar a ver ficção italiana. E tenho descoberto séries de géneros que talvez não visse de outra forma. Por exemplo com jovens super heróis, a Zero. Ou romances young adult como a Três Metros Acima do Céu, que espero muito uma terceira temporada! Também vi a Geração 56K. Tal como a Baby, são todas da Netflix e aconselho muito.


4. OUVIR MÚSICA ITALIANA

Comecei pelos Maneskin. Como a maioria das pessoas, conheci-os por causa da sua participação - e vitória - no Festival da Eurovisão. Na altura já estava a aprender italiano e como gostei da banda comecei a ouvir cada vez mais e a descobrir as suas músicas.

Como tenho visto séries italianas, vou gostando de algumas músicas. A seguir corro para o Spotify para ouvir as playlists das séries. Até agora quem me cativou mais foi o rapper Frah Quintale. Plot twist: eu raramente ouvia rap. Agora estou fã!


5. SEGUIR CRIADORES DE CONTEÚDOS ITALIANOS

Uma forma simples que encontrei para estar mais em contacto com a língua e a cultura italiano foi seguir seguir alguns criadores de conteúdos italianos. No Instagram sigo duas contas de influenciadoras italianas -  e dá para indo lendo e ouvindo enquanto estou a fazer scroll. No Tik Tok sigo uma criadora de conteúdo brasileira que vive em Itália e ensina o idioma.


Conta-me. Estás a aprender algum idioma?
Quais os teus métodos?

2 comentários

  1. Acho este idioma um charme! E, por acaso, era um dos que queria aprender. Tenho de organizar melhor a minha rotina, para começar a fazê-lo aos poucos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um encanto! Bem, se começares a aprender, ficas aqui com algumas dicas ;)

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall