20/08/2021

NOTEBOOK | FIZ UMA PAUSA E NÃO PEÇO DESCULPAS

fiz uma pausa e não peço desculpa

Não publico no blog há quase um mês e no Instagram vai pelo mesmo caminho. A razão é simples. Não me apeteceu. E como é boa a liberdade de não fazer o que não nos apetece! Como dizia Fernando Pessoa "ai que prazer ter um livro por ler e não fazer".

Outra coisa que não me apetece é pedir desculpas "por andar desaparecida". Eu não desapareci. Apenas não me apeteceu publicar nada. Rendi-me aos caprichos da minha vontade. Quão privilegiado isto é?!

Vejo muita gente nas redes sociais a dizer "peço desculpa por ter estado tanto tempo ausente". Muitas vezes foi só por um fim-de-semana! Não vejo qualquer motivo para o fazerem. Sim, a frequência de publicações importa para o crescimento da conta. Mas a saúde mental importa mais! E para mais coisas.


SEGUE O TEU RITMO

Se tiveres um projeto pessoal que seja um hobby, investe nele o tempo que quiseres, esquece as regras e as pressões. É o teu projeto, são as tuas leis! Não precisas de te sentir culpado por não publicares algo todos os dias. Nem todas as semanas. Não tens de pedir desculpas por fazer o que te apetece no tempo que te apetece (e consegues). Segue o teu ritmo e a tua vontade. Sê livre!

Se tiveres um negócio pessoal, sim, é importante manteres uma presença assídua. Mas, não tens de o fazer de forma manual todos os dias. Podes (e deves!) planear e agendar o teu conteúdo. Também podes contratar uma agência ou uma assistente virtual para tratar desta área por ti. Podes fazer o que quiseres, mas nunca te esqueças que tu importas mais do que qualquer negócio. Lembra-te de desligar. Sem culpas. Sem justificações. A vida é tua! Desfruta dela.


CRIA SEM PRESSÃO

A internet é ótima! A blogosfera é um canto lindo. Estou aqui há anos e tem um lugar muito especial no meu coração. As redes sociais são fantásticas. Um mar de oportunidades. Eu trabalho com elas todos os dias, são o meu ganha pão. Longe de mim criticar e tampouco dizer para as deixares. Fica! Usa-as! Mas tem atenção à forma como o fazes.

Podes divertir-te muito na internet. Com blogs. Com redes sociais. Podes aprender muito. Podes ganhar dinheiro. Podes conhecer pessoas excelentes. Mas também podes cair na pressão da teoria "tens de estar sempre a criar" ou de "tens de estar sempre a produzir. Cuidado com isso.

Como profissional da área gosto de estar atenta ao que se diz e fala sobre Marketing Digital. E devo confessar que às vezes fico assustada com o discursos de alguns "gurus". Assusta-me a forma como se espalha a ideia de que uma pessoa tem de passar o dia inteiro a produzir. Que tem de estar sempre presente. Que tem de aparecer a toda a hora.


NÓS SOMOS HUMANOS

Não somos uns robots que foram criados para produzir em série. Precisamos de descansar, de nos distrairmos, de viver! 

Basta seguir uma ou duas contas que tenham um discurso típico de "criação em massa" para aparecer diversos posts patrocinados de outras contas com a mesma mensagem e ficar a pensar que este é o melhor caminho.

Basta seguir várias pessoas que tenham o discurso "desculpem por ter andado desaparecida por dois dias" para começar a pensar que também o temos de o fazer.

Basta! É a nossa vida. É a tua vida. A nossa presença online deve ter a periocidade que quisermos. Não temos de dar estar a dar justificações por fazer o que queremos e gostamos. A única "culpa" que poderás ter é se tiveres a exigir mais de ti do que devias. E é uma "culpa" que só a ti diz respeito.

Abranda. Respira. Descontrai. Segue o teu ritmo e a tua vontade. 

2 comentários

  1. Revi-me em cada palavra! Seguir o nosso instinto, respeitar a nossa predisposição são passos essenciais, até porque só assim conseguiremos cuidar das nossas plataformas com o cuidado que merecem e que procuramos.
    Claro que se houver pessoas a depender de nós ou as nossas redes forem o nosso negócio, há ajustes que necessitam ser reconsiderados, mas, mesmo assim, como tão bem referiste, a nossa saúde mental está em primeiro lugar. Ser constante na nossa partilha não implica esquecermo-nos de nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Instinto! Acertaste em cheio na palavra. Há dias em que é preciso afastar, mas também há outros em que tudo faz muito mais sentido e fica muito melhor quando estou a cuidar deste cantinho bom *-*

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall