04/05/2021

EVENTOS | FESTIVAL JUNTA-TE À DANÇA

Eventos festival junta-te à dança


A dança é uma das minhas grandes paixões. Se há coisa que me consegue arrepiar é uma boa coreografia dançada por bailarinos com arte e emoção.  Já aqui falei sobre isso. Infelizmente, são poucos os espetáculos de dança que tive oportunidade de assistir. Nem sempre é fácil ter acesso a estar arte aqui perto. O bom do digital é que consegue levar muita coisa a quase todo o lado. É só preciso ter boas ideias e iniciativa. E foi isso que a Electric Agency e Junta de Freguesia de Benfica tiveram ao organizar o Festival Junta-te à Dança, com a curadoria da Arcade Dance Center.

A segunda edição deste de festival ocorreu entre os dias 30 de abril e 2 de maio e contou com o apoio do Clube Andaluz, da Nova Academia Lisboa, do espaço de dança Zaranda e da Escola de Dança Joana Machado. 

Esta mostra coreográfica esteve dividida entre três palcos online, o Salão Emergente, o Pedra e Cal e o Terra Mãe. Nos quais se juntaram bailarinos nacionais e internacionais que realizaram peças nos mais diversos estilos de dança. Dentro das danças de salão houve mostras de Pasodoble e Tango. Na categoria de ritmos urbanos houve peças de Poping, Locking, House e Dancehall. Coreografias de Kizomba e Semba estiveram a representar os ritmos africanos. E houve ainda espaço para a dança contemporânea, dança acrobática, Vogue e para a Broadway.

Em suma, foi um desfile de ritmos e estilos diferentes, mas com um grande ponto em comum. O enorme talento dos bailarinos que os idealizaram, coreografaram e interpretaram. 

O Festival Junta-te à Dança, foi uma lufada de ar fresco no panorama cultural. Foi um concentrado de artistas e de sentimento que tornaram o mundo mais bonito apenas através da dança. Há poucas coisas que me deixam arrepiada. Mas, durante esta mostra foram muitas as vezes que me emocionei e a pele de galinha se fez sentir. Fazendo as contas por alto, foi, mais ou menos, coreografia sim, coreografia sim.

É incrível como se podem transmitir tantas emoções, histórias e mensagens através do movimento do corpo. Sem precisar de dizer uma única palavra. Dança é magia e esta mostra coreográfica foi tudo o que precisava para iluminar o meu fim de semana. E, claro, a melhor maneira de celebrar o Dia Mundial da Dança.

Além das peças performativas, o Festival Junta-te à Dança contou, ainda com alguns workshops gratuitos, realizados também online, e com entrevistas. 

A mostra ocorreu nos perfis de Facebook e Instagram e no canal de Youtube do Festival Junta-te à Dança. Todos os vídeos continuam disponíveis no Youtube, por isso aconselho toda a gente a ir ver. Eu vou aproveitar para rever.

2 comentários

  1. Fico fascinada com espetaculos de dança! Tenho de ir espreitar esses vídeos *-*

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall