30/11/2020

copywriting | 5 Dicas de copywriting para arrasares no teu conteúdo


Dicas de copywriting para arrasares no teu conteúdo digital

Criar conteúdo para o digital é mais do que escolher uma foto bonita e escrever uma frase inspiradora. Ou, pelo menos, usar isso como regra geral, pois uma publicação do género de vez em quando não faz mal a ninguém. Na minha opinião de consumidora de conteúdo digital adoro isso. Aqueles pormenores do dia a dia. Por outro lado, também gosto de publicações com descrições médias, se for nas redes sociais, e grandes se for nos blogues. 

Hoje em dia, para te destacares - e brilhares - precisas de mais. Acima de tudo precisas de seres tu mesma. Todos os métodos infalíveis que possas encontrar irão falhar redondamente se fingires ser outra pessoa. Descobre o teu tom e os traços que melhor te definem para conseguires criar conteúdo verdadeiro e consistente e de forma mais fácil e eficaz.

Depois de te conheceres e encontrares o teu tom e a tua voz podes - E DEVES - seguir técnicas de copywriting para melhor cativares e te relacionares com o teu público. Copy-quê? Copywriting é uma técnica de escrita para marketing utilizada para escrever da maceira certa para as pessoas certas, com base em objetivos específicos. 

Sim, Marisa. A conversa está ótima, mas o que posso fazer ao certo? É mesmo isso que te vou contar agora. 


1. CONHECE O TEU PÚBLICO E DEFINE UMA PERSONA

O primeiro passo para saberes como escrever é saberes para quem estás a escrever. Define as características básicas do teu público, como faixa etária, sexo, localização, formação, profissão, classe social, objetivos, interesses e desejos. Feito? Boa! De seguida cria um perfil de persona. Isto é, a pessoa-tipo que consome o teu conteúdo e/ou compra os teus produtos/serviços. Imagina que crias apenas para uma pessoa. Como é que ela é?


2. ESCREVE DE FORMA SIMPLES

Esquece as expressões muito técnicas e elaboradas. Descomplica. Usa frases simples e curtas. Prefere uma linguagem simples e acessível, usa a voz ativa e verbos de ação no presente. Tenta escrever quase como falas. Quando escreves como falas estás a dar um toque pessoal ao teu texto e/ou marca, aproximando-te mais do teu público.

Sabe mais sobre escrever como falas aqui


3. USA A 2ª PESSOA DO SINGULAR

Ao escreveres na 2ª pessoa do singular estás a dirigir-te diretamente à tua persona, à pessoa que queres "conquistar". Desta forma, vais conseguir criar uma relação muito mais pessoal e vais fazer com que os teus seguidores se sintam mais especiais. Além disso, por norma, as pessoas consomem conteúdo sozinhas, por isso faz mais sentido dirigires-te apenas para uma pessoa do que a várias.


4. UTILIZA GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são facilitadores do cérebro na hora de tomar uma decisão ou realizar um gesto. No Copywriting, são utilizados como estímulos do cérebro, que ajudam a despertar emoções por meio de palavras ou expressões de ordem, fazendo o consumidor agir instintivamente.

Descobre 3 gatilhos mentais de sucesso aqui.


5. MOSTRA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS CONCRETOS

As pessoas procuram algo que lhes ofereça soluções para os seus problemas e que torne a vida mais simples. Quando usas a técnica problema-solução o público identifica-se com os problemas expostos e, por consequência, vai identificar-se contigo. Fala das tuas dores, das dores do teu público. Cria conteúdo que seja útil e humaniza-o. 

6 comentários

  1. «Acima de tudo precisas de seres tu mesma», a minha máxima. Sempre :)
    Adorei as dicas, obrigada pela partilha!

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    1. É a minha regra aqui e na vida. Acho que tendo é essa base é tudo mais simples e bonito :)

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  2. Adorei as dicas e vou tentar seguir

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  3. Sou bastante técnica no meu trabalho (copywriter) mas confesso que, no blog, sou muito menos metódica - casa de ferreiro, espeto de pau, I guess :b tenho sempre alguns cuidados e brio mas liberto-me mais de algumas regras (para prejuízo do meu blog, reconheço) :)

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    1. Acontece-me o mesmo. No trabalho cumpria todas as técnicas (com liberdade criativa, claro), mas aqui é o meu cantinho. É o sítio onde me permito descontrair e deixar acontecer.

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