27/11/2020

Livros | 9 de novembro, Colleen hoover


livro 9 de novembro colleen hoover

Há muito tempo que não lia um livro que me fazia ter tanta vontade de terminar só para saber se os protagonistas ficam felizes para sempre. A culpa não é dos livros nem dos autores que tenho escolhido. É mesmo por preferir enredos que vão além do amor e do romantismo. A maior parte dos livros da minha estante são policiais. Por norma, quero terminá-los para resolver mistérios, assaltos, raptos, assassinatos e por aí fora.

Há cerca de um ano sem ler um romance romântico, decidi voltar ao estilo através dos livros da Colleen Hoover. Mais especificamente com o 9 de novembro. Ah, e sim, fiz aquele cliché de o ler no dia 9 de novembro. E no dia 10, que eu não consigo ler quase 300 páginas num só dia. Na verdade, nem sou de ler quase 300 páginas em dois dias, mas gostei tanto da história que era impossível parar.

Comprei este livro no final do verão. Já há algum tempo que tinha vontade de ler algo da Colleen e quando o encontrei numa promoção, aproveitei a oportunidade. Há coisa de um mês decidi levar-me pelo cliché e disse a mim mesma - e à minha irmã, que é a primeira da fila a acompanhar as minhas aventuras literárias - que o ia começar a 9 de novembro. O que não contava é que fosse quase terminar também, de tão viciante que foi a leitura.

A história fala de um casal com uma relação singular. Fallon e Ben conhecem-se quando ambos têm 18 anos, no dia em que Fallon está de partida para uma nova cidade. Combinam manter uma relação onde só se encontram e falam uma vez por ano. Sem partilharem números de telefone nem emails e se bloqueiam nas redes sociais. Durante cinco anos, encontram-se sempre no dia 9 de novembro e a cada 9 de novembro os seus sentimentos vão crescendo e sendo postos à prova, à medida que vão descobrindo mais um sobre o outro.

O romance de Colleen Hoover é muito marcado pela espera. Ou melhor, pelas sensações e experiências provindas da espera. Sobre como o amor nos pode mudar. E fortalecer. Sobre quando juntamos estes dois fatores, espera e amor, pode formar uma mistura de sentimentos explosiva.

Outro facto com o qual não contava era que a minha espera fosse aproximar-me da história. Senti que o tempo que esperei para ler o livro, tendo um dia marcado (eu que nunca planeio leituras para meses e muito menos em datas certas) me fez viver um pouco do sentimento da Fallon e do Ben quando esperavam um ano para se encontrarem, experienciando melhor as emoções da narrativa.

Ler o 9 de novembro fez-me lembrar o quão bom é sair da zona de conforto. Deixar-me levar por leituras nova. Conhecer novos autores. E gostei tanto da Colleen que a minha leitura seguinte foi o Isto Acaba Aqui. Livro que terminei também quase em tempo recorde.


Já leste o 9 de novembro? E outros livros da Colleen?

2 comentários

  1. Tenho bastante curiosidade em relação à autora. Sobretudo, em relação ao Isto Acaba Aqui. Vou levar a sugestão :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei este livro. o meu favorito desta autora, sem dúvida!

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall