Pegar num livro é mais do que ler. É entrar em mundos fantásticos, conhecer novas culturas, descobrir pensamentos de outras pessoas. É abrir horizontes. É viajar. Da minha janela com vista para o mar, com um livro nas mãos, já percorri tantas cidades, países, continentes.
Hoje é dia de dar uma volta e, como a situação anda pouco amiga de dar grandes passeios, deixo aqui três sugestões de livros para viajares sem saíres de casa.
1. A SOMBRA DO VENTO
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
O livro de Carlos Ruiz Zafón leva-te numa viagem a Barcelona do início do século XX, que transcende os pontos turísticos básicos. Ler A Sombra do Vento é perderes-te pelas ruas e vielas secretas da capital catalã, sempre na companhia de Daniel Sempere.
2. RAPARIGAS COMO NÓS
Uma história de amor irresistível, que é também o retrato de uma geração que cresceu sem redes sociais. Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida?
Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra tudo o que pode esconder-se atrás da vida aparentemente normal de uma rapariga… como tu.
No livro de Helena Magalhães podes viajar maioritariamente por Lisboa. O que é ótimo se fores como eu e adorares a nossa capital e viveres noutra zona do país. Mas, também podes dar uma escapadela a Cascais e Madrid.
3. COMER, ORAR, AMAR
Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e realizada, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. "Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia" é uma micro-autobiografia desse ano.
Elizabeth Gilbert leva-te a passear por três países; Itália, Índia e Indonésia. Mais do que uma viagem turística, esta é, também, uma caminhada espiritual e de auto conhecimento.
Das tuas três sugestões, só não li o Raparigas Como Nós. Adorei A Sombra do Vento e o Comer, Orar, Amar é um dos meus livros preferidos :D
ResponderEliminarCostumo ficar de pé atrás com livros como o Comer, Orar e Amar mas adorei!
EliminarA Sombra do Vento 💙
ResponderEliminarO livro-amor *-*
Eliminar