28/10/2020

minha praia | Hábitos que ficaram do confinamento


Quase oito meses depois do confinamento, sentada do meu quarto, com o computador no colo, uma sweat larga e velha, cabelo despenteado e olhar fixo na janela e dou por mim a pensar nos hábitos que ficaram dos três meses que estivemos a cumprir a quarentena. 

Apaguei e reescrevi várias vezes as últimas palavras. Isolados, fechados em casa, cumprir o isolamento... foram das opções que me passaram pela cabeça para terminar o primeiro parágrafo. Acabou por ficar "cumprir a quarentena". Mas, independentemente da escolha percebi que qualquer expressão ficava sempre a soar a algo pesado. Meio obscuro e que remete para os calabouços de uma prisão. 

Enfim, o confinamento foi uma espécie de pena coletiva. Teve os seus momentos difíceis? Sim, muitos! Deixou marcas que ainda se sentem e vão continuar a sentir? Oh se deixou. Mas nem tudo foi mau. Aquele grupo de WhatsApp com pessoas que só poderiam ter-se juntado nesta realidade e que me anima todos os dias é a prova disso. Essa história fica para outra altura. Hoje quero falar de alguns hábitos ganhos na quarentena. Daqueles bons e capazes de deixar a alma mais animada e o coração despreocupado. 



1. REBEL HAIR, I DON'T CARE

Deixar o cabelo livre, rebelde e assumir as suas formas e movimentos naturais. Deixar a prancha de alisar só e abandonada numa gaveta do móvel da casa de banho, perder menos tempo a tentar domá-lo e mais tempo a dançar com ele. 


2. NETFLIX AND CHILL

Sempre gostei de séries, mas nunca perdi muito tempo com isso. Estava sempre desatualizada e passar horas a ver uma temporada seguida era impensável. Com o confinamento rendi-me ao Netflix and Chill e adoro maratonar temporadas inteiras em poucos dias. E, quando não me apetece ler, adoro terminar o dia com um ou dois episódios de uma série leve, para descontrair.


3. POESIA E BOSSA NOVA

A quarentena fez-me voltar a escrever poesia com mais regularidade- Agora com um novo hábito: ao som dos ritmos quentes da Bossa Nova. Ligar a música e deixar-me inspirar pelas vozes melodiosas de Caetano, Jobim, Elis Regina, Rita Lee, Chico Buarque e tantos outros nomes da música brasileira.


4. SENTAR-ME NO CHÃO

Ficar sentada o chão do meu quarto a ler, trabalhar, ver séries, escrever, pensar. Em especial entre as 10h30 e as 16h. Aquele intervalo de tempo quando o sol bate na janela e me aquece.



Guardas algum hábito da altura do confinamento? Qual?

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall