16/12/2017

39 Degraus


Risos. Aplausos. Gargalhadas. Uma injeção de cultura e boa disposição. Mais risos. Mais aplausos. Mais gargalhadas. É o resumo da noite de ontem. Rir é mesmo melhor remédio. E a semana não podia ter terminado da melhor forma que assistir à comédia 39 Degraus. A sessão foi no Teatro-Cine de Torres Vedras. A companhia foi a melhor: amigos. 

A história gira em torno de um ilustre e bem parecido gentleman inglês que é procurado por um crime que não cometeu e se vê no meio de uma teia de espiões e muitas peripécias. Vera Kolodzig, João Didelet, Martinho Silva e Marcantónio Del Carlo desempenham mais de 100 personagens. Um espetáculo de John Buchan e Alfred Hitchcock, com produção da Yellow Star Company, encenação de Cláudio Hochman, tradução de Sílvia Baptista, cenogragia, figurinos e adereços de Sara Machado Graça e Ana Paula Rocha. Informação do site CM-TVedras.

A animação começa mesmo antes dos atores entrarem em palco, com o típico aviso em voz-off, a dizer que o espetáculo vai começar e informações gerais, transformado num momento de humor já com uma certa ligação à história. 

A peça é uma correria do início ao fim. Os atores não param. Há uma constante mudança de personagens. O cenário está sempre a mexer. Há intriga. Há espionagem. Há aventura. Há heróis. Há vilões. Há romance. O público não consegue parar de rir.


A interação e cumplicidade entre atores é excelente. Criam momentos incríveis. Não são simples personagens. São inúmeras personagens, e por vezes, a mudança de papel faz-se em palco, em segundos (ou menos!), o que dá ainda mais ritmo à ação. Interpretam os sons. Mudam o cenário. E melhor... Fazem de cenário! O mais surpreendente, por ser inesperado, é quando falam uns com os outros como se estivessem a ensaiar. A primeira vez dá a sensação que foi um engano e improvisaram, mas ao logo da sessão percebemos que é mais um dos muitos pormenores de comédia da peça. Dos detalhes, há que salientar as expressões faciais dos atores. São tão carismáticas que enriquecem a peça com drama e humor ao mesmo tempo. 

Sem dúvida um ótimo plano para fazer com amigos ou família, e ganhar uma boa dose de animação e alegria. Mas atenção, tem uma contra-indicação! Quem arriscar a entrar nesta aventura corre o risco de sair com dores abdominais de tantas gargalhadas, com as mãos doridas de tantas palmas, e sem conseguir tirar o sorriso do rosto durante umas longas horas.

Por aí, alguém já assistiu à peça? 
Sabem o que são os 39 Degraus? 
Se ainda não viram, vão querer mesmo perder? Eu creio que não.


Marisa

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall