13/03/2018
O Último dos Mad Men
Em "O Último dos Mad Men", somos transportados para os bastidores das agências de Publicidade nova iorquinas, da década de 60, por Jerry Della Femina. Com um testemunho na primeira pessoa, o autor e publicitário relata os cargos, os medos, as aventuras, a vida boémia. a loucura, a criatividade e falta dela, as reuniões e os rumores sobre e de quem trabalhava na área.
A obra é considerada como um "clássico de culto" e inspiro a série "Mad Men". E foi por causa da série - a minha preferida - que comprei este livro. E porque já devem ter percebi que é algo pelo qual me interesso :)
Ler este livro foi uma espécie de viagem no tempo aos anos de outro da Publicidade. Perceber como tudo era vivido, como é que os anúncios surgiam, todo aquele ambiente cheio excentricidade que, em parte, já fazia parte do meu imaginário devido a Don Draper e aos seus companheiros.
Contudo, ao contrário do que pensei, não se encontram as personagens nem as agências da série. E ainda bem. A obra de Della Femina é sobre a realidade. Ao mesmo tempo, para quem viu "Mad Men", é fácil imaginar a maioria das situações a acontecerem aos personagens e nas agências com que se está habituado. As características de quem é mencionado no livro enquadram-se, igualmente, com as que podemos acompanhar através de um ecrã. Criando uma harmonia e ligação entre livro e série, quase como um puzzle. É como se o livro fosse a teoria, e a série desse vida à prática.
"O último dos mad men" está em todas as listas de livros para quem se interessa, quer seguir ou trabalha na área da publicidade. E com razão. É uma excelente, leve e divertida narrativa que pode ser lida por todos. Sejam, ou não, entusiastas da Publicidade.
Marisa
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