12/12/2023

LIVRO A MEDIDA, NIKKI ERLICK

livro a medida nikki erlick

Numa manhã como todas as outras, o mundo inteiro acorda com caixas misteriosas à porta de casa. Lá dentro têm uma única corda. O que será? É a pergunta que todos querem ver respondida, mas para a qual ninguém tem resposta. Pelo menos ao início.

Pouco tempo depois, descobre-se que as cordas medem a duração da vida do seu destinatário!

O livro A Medida fala sobre um mundo dividido entre "cordas curtas" e "cordas compridas", a aprender a viver com a nova realidade de descobrir o tempo que tem para viver.


OITO PERSONAGENS E O MUNDO INTEIRO

A história de Nikki Erlick centra-se na vida de oito personagens principais. Entre elas, há cordas curtas, cordas compridas e ainda quem decida não abrir a sua caixa. 

As personagens são todas diferentes e conseguem representar bem diferentes personalidades e formas de reagir à situação. No fundo, vemos o mundo inteiro representado neste pequeno núcleo.

Temos os mais fatalistas, os que ficam vidrados em saber mais sobre a situação, os oportunistas, os que aceitam bem o seu destino, os que querem lutar pelos seus direitos e os que preferem não saber quanto tempo lhes resta e continuar na ilusão que são invencíveis.


DISTOPIAS E PANDEMIAS

O que me cativou mais no livro A Medida foi a sua premissa!

A história entre as personagens não é genial e revirei os olhos a algumas ligações entre elas, porque me pareceram demasiado forçadas. Apesar disso, gostei da experiência de leitura e o livro mexeu muito comigo.

Durante a leitura lembrei-me muito dos tempos de confinamento do Corona Vírus. Associava muito os cordas curtas às pessoas com Covid-19, nessa altura. De como todos desconfiavam de todos, do medo e da incerteza se estavam infectados ou não. E também da forma como a comunicação social e os políticos lidavam com a pandemia.

Acho que foi esta "afinidade" pandémica que me fez sentir uma ligação tão grande com o livro de Nikko Erlick.


ABRIR A CAIXA OU NÃO ABRIR?

A Medida também foi um livro que fez pensar muito sobre qual seria a minha reação perante uma situação destas.

Passei muito tempo a perguntar-me se abria ou não a caixa e não me consegui decidir. A única resposta concreta foi que a minha ansiedade ia atingir picos!

Se isto acontecesse ia dar em doida, porque a parte de mim que gosta de ter tudo controlado ia querer saber, mas por outro lado ter um tempo limite definido também me ia deixar muito nervosa.

Provavelmente iria abrir a caixa, mas cedo ou mais tarde, por ver as pessoas à minha volta a fazê-lo e porque, regra geral, a curiosidade e a necessidade de respostas iam levar a melhor.


E tu, o que farias?

2 comentários

  1. É tentador abrir a caixa :)
    Fiquei curiosa com o livro.
    Um beijinho
    🌸 Rosana 🌸

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall