17/11/2023

DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE: COMO OS LIVROS NOS AJUDAM A SER MAIS CRIATIVOS

dia mundial da criatividade, como os livros ajudam a ser mais criativo

Hoje, 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Criatividade. A criatividade é a capacidade de gerar novas ideias, resolver problemas de forma inovadora e ver o mundo de uma forma diferente. Ler é também é um pouco de tudo isto. Então, decidi juntar ambos temas e falar de como os livros nos ajudam a sermos mais criativos.

Os livros e a criatividade andam de mão dada e ajudam-se entre si. Se ler ajuda a desenvolver a imaginação, para escrever livros também é preciso uma grande dose de criatividade.


Como é que os livros nos ajudam a ser mais criativos

Ler é uma das melhores formas de desenvolver a criatividade. Os livros oferecem uma infinidade de ideias, conceitos e perspectivas. Transportam-nos para novos mundos, mostram novas possibilidades e estimulam a pensar de formas diferentes.


Escrever melhor e aprender a contar histórias

Ler ajuda a escrever melhor e melhora a capacidade de contar histórias. A leitura nos ensina como construir narrativas envolventes e como usar a linguagem de forma eficaz. Quando lemos, somos expostos a diferentes técnicas de escrita e narrativas, que podemos aprender e aplicar em nossas próprias criações.

Deste modo, ganhamos a capacidade de construir narrativas envolventes e de usar a linguagem de forma eficaz.

Além disso, a leitura nos ajuda a desenvolver um sentido de ritmo, que é essencial para contar histórias envolventes e marcantes.


Ganhar conhecimento e cultura geral

Para ser criativo também é preciso ter-se conhecimento de várias áreas e nada melhor do que um livro para nos dar mais cultura geral e bases sobre temas específicos. Quanto mais sabemos sobre o mundo, mais ideias temos para explorar.

Os livros mostram novos mundos, visões e personalidades, abrem horizontes para que consigamos ter mais ideais e sermos mais criativos. Ler sobre diferentes culturas, épocas e realidades nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo e a ver as coisas de uma forma mais diversificada.


Ajudar o nosso cérebro

A leitura é uma forma de desligar o cérebro e deixar de pensar nos assuntos que mais incomodam. Abstrairmo-nos do mundo ajuda a fazer com as ideias surjam de forma mais natural, logo mais criativa.

Ler exercita o cérebro e um cérebro bem treinado, vai pensar melhor, logo criar melhor também. A leitura estimula a imaginação, a concentração e o raciocínio lógico, habilidades essenciais para a criatividade.


Aumentar a concentração 

A leitura também ajuda na concentração e a focar nossa atenção, o que é fundamental para o processo criativo.

Quando estamos a ler, entramos num estado de concentração e foco que nos permite esquecer por um momento os problemas do dia-a-dia. Isto ajuda a relaxar e a libertar a mente para pensar em novas ideias.


Desenvolver a imaginação

Os livros ajuda a desenvolver o encadeamento de ideias e a imaginação, fazendo com que seja mais fácil criar algo fora da caixa. Quando lemos, somos expostos a novas ideias e conceitos que podem nos inspirar a pensar de forma diferente.

Além disso, também somos forçados a usar a imaginação para criar imagens e cenários na nossa mente. Isso ajuda a fortalecer a nossa capacidade de imaginar e criar novas realidades.


Resumindo, os livros são uma grande fonte de criatividade. Se ainda fossem precisos mais motivos para ler, despois disto de certeza que não te vão faltar!


6 comentários

  1. Há muitos temas que me surgem por causa das leituras que faço. Acho isso maravilhoso *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho fantástico! Os livros são mesmo uma inspiração :D

      Eliminar
  2. Ler um livro é dar Paz à alma e deliciar o coração
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “ No silêncio das madrugadas “
    .

    ResponderEliminar
  3. Adoro cada vez mais o teus conteúdos :D

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall