Hoje, 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Criatividade. A criatividade é a capacidade de gerar novas ideias, resolver problemas de forma inovadora e ver o mundo de uma forma diferente. Ler é também é um pouco de tudo isto. Então, decidi juntar ambos temas e falar de como os livros nos ajudam a sermos mais criativos.
Os livros e a criatividade andam de mão dada e ajudam-se entre si. Se ler ajuda a desenvolver a imaginação, para escrever livros também é preciso uma grande dose de criatividade.
Como é que os livros nos ajudam a ser mais criativos
Ler é uma das melhores formas de desenvolver a criatividade. Os livros oferecem uma infinidade de ideias, conceitos e perspectivas. Transportam-nos para novos mundos, mostram novas possibilidades e estimulam a pensar de formas diferentes.
Escrever melhor e aprender a contar histórias
Ler ajuda a escrever melhor e melhora a capacidade de contar histórias. A leitura nos ensina como construir narrativas envolventes e como usar a linguagem de forma eficaz. Quando lemos, somos expostos a diferentes técnicas de escrita e narrativas, que podemos aprender e aplicar em nossas próprias criações.
Deste modo, ganhamos a capacidade de construir narrativas envolventes e de usar a linguagem de forma eficaz.
Além disso, a leitura nos ajuda a desenvolver um sentido de ritmo, que é essencial para contar histórias envolventes e marcantes.
Ganhar conhecimento e cultura geral
Para ser criativo também é preciso ter-se conhecimento de várias áreas e nada melhor do que um livro para nos dar mais cultura geral e bases sobre temas específicos. Quanto mais sabemos sobre o mundo, mais ideias temos para explorar.
Os livros mostram novos mundos, visões e personalidades, abrem horizontes para que consigamos ter mais ideais e sermos mais criativos. Ler sobre diferentes culturas, épocas e realidades nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo e a ver as coisas de uma forma mais diversificada.
Ajudar o nosso cérebro
A leitura é uma forma de desligar o cérebro e deixar de pensar nos assuntos que mais incomodam. Abstrairmo-nos do mundo ajuda a fazer com as ideias surjam de forma mais natural, logo mais criativa.
Ler exercita o cérebro e um cérebro bem treinado, vai pensar melhor, logo criar melhor também. A leitura estimula a imaginação, a concentração e o raciocínio lógico, habilidades essenciais para a criatividade.
Aumentar a concentração
A leitura também ajuda na concentração e a focar nossa atenção, o que é fundamental para o processo criativo.
Quando estamos a ler, entramos num estado de concentração e foco que nos permite esquecer por um momento os problemas do dia-a-dia. Isto ajuda a relaxar e a libertar a mente para pensar em novas ideias.
Desenvolver a imaginação
Os livros ajuda a desenvolver o encadeamento de ideias e a imaginação, fazendo com que seja mais fácil criar algo fora da caixa. Quando lemos, somos expostos a novas ideias e conceitos que podem nos inspirar a pensar de forma diferente.
Além disso, também somos forçados a usar a imaginação para criar imagens e cenários na nossa mente. Isso ajuda a fortalecer a nossa capacidade de imaginar e criar novas realidades.
Resumindo, os livros são uma grande fonte de criatividade. Se ainda fossem precisos mais motivos para ler, despois disto de certeza que não te vão faltar!
Há muitos temas que me surgem por causa das leituras que faço. Acho isso maravilhoso *-*
ResponderEliminarTambém acho fantástico! Os livros são mesmo uma inspiração :D
EliminarLer um livro é dar Paz à alma e deliciar o coração
ResponderEliminar.
Feliz fim de semana.
.
Poema: “ No silêncio das madrugadas “
.
Grande verdade!
EliminarAdoro cada vez mais o teus conteúdos :D
ResponderEliminarMuito obrigada, Tim! 🥰
Eliminar