A ironia da vida de Felix é ter o apelido Love e nunca ter amado nem sentir-se amado. Mas isso é só a ponta do iceberg.
Felix é negro, queer e transgénero. É um estudante de artes, prestes a entrar no último ano do secundário e a sua vida está um caos.
O jovem tem muito orgulho na sua identidade, mas nem sempre é fácil lidar com o preconceito e má índole dos outros.
Felix só queria ser feliz, mas tem de lidar com mensagens transfóbicas de um desconhecido, com um portfólio para a universidade em branco, com crises de identidade e problemas amorosos.
Enfim, ser adolescente nunca foi fácil, mas há pessoas e momentos em que é tudo ainda mais complicado. É a idade em que parece que temos de tomar todas as decisões e na qual todas as dúvidas nos assolam a mente.
Agora imagina que, às crises típicas da idade, juntas ciberbullying e descriminação... Pois, não fica fácil.
Já entrar na história de Felix Para Sempre foi muito simples!
O livro Kacen Callender trata temas pesados de forma leve e eu adoro histórias assim!
O Felix não é uma personagem perfeita, é humano e isso fez-me criar uma empatia e carinho por ele de forma muito fácil e rápida. (Talvez o facto de não ter gostado muito de ser adolescente tenha ajudado neste sentimento.)
Felix Para Sempre é mais do que um young adult sobre amores e desamores. É uma história queer que meu deu uma visão mais assertiva do que é ser transgénero e de todas as situações pelas quais estas pessoas têm de passar.
Algumas são compreensíveis. É normal que tomar hormonas mexa com o nosso sistema físico e psicológico. Mas outras, conseguem ser revoltantes. Porque ninguém merece ser descriminado ou maltratado devido àquilo que é.
Parece-me tão simples que as pessoas apenas possam ser do género com que se identificam e que mais ninguém tem nada a ver com isso, que é duro e angustiante ler testemunhos que provam que a realidade é muito diferente.
A escrita de Kacen Callender
É simples e bonita e com sentido. Os personagens estão todos bem criados. Há alguns com a personalidade e o passado mais aprofundados do que outros, mas tem sentido na história.
À medida que a narrativa avança, vamos conhecendo mais sobre cada personagem e entendendo melhor o porquê de ele ser e agir de determinada forma. Também é bonito de ver como vão evoluindo e crescendo ao longo da história. Dá aquele orgulho de ver pessoas de quem gostamos a superar obstáculos e conquistar coisas bonitas.
Felix Para Sempre foi um abraço apertado
Este livro deixou-me de coração apertadinho ao ler pelo qual Felix teve de passar desde muito novo. Ao mesmo tempo, foi aconchegante perder-me nas páginas desta história, por ser tão verdadeira e bonita, apesar dos momentos de dor e injustiça.
Já leste este livro?
Quero tanto ler este livro *-*
ResponderEliminarÉ uma ótima leitura .D
Eliminar