11/05/2023

LIVRO | LUGAR FELIZ, EMILY HENRY

livro lugar feliz, emily henry

Qual é o teu lugar feliz? Eu e a Harriet partilhamos um dos nossos: à beira-mar. Lembra-nos casa, felicidade, paz e porto seguro.

Tenho tido a sorte de ler livros que coincidem muito bem com a fase em que estou, que validam os seus sentimentos, acalentam as minhas dúvidas e dão-me força e esperança. Sim, é sorte mesmo, porque na maioria das vezes vou pelo título e capa e nem sei bem o tema da história.

"Lugar Feliz", de Emily Henry, foi um desses livros. Houve tantos momentos em que sentia que estavam a falar de mim. Ou para mim. Foi aconchegante e ao mesmo tempo revelador. Foi o constatar o óbvio e descobrir um mundo novo. Foi conhecer personagens reais, com histórias reais e dramas e sonhos reais.

A história fala de um grupo de seis amigos (três casais) que todos os anos passam uma semana de férias juntos, na mesma casa de uma ilha do Maine. Mas este ano é diferente. A casa vai ser vendida e vão deixar de ter acesso à mesma. Além disso, todos estão a passar por mudanças nas suas vidas e com alguns segredos por revelar.

A Emily Henry é ótima em três coisas: falar de relações (sejam amizades, românticas ou familiares), escrever diálogos e criar personagens. Em especial neste último ponto, nota-se uma evolução de livro para livro.

Apaixonei-me por "Doidos Por Livros" por causa dos personagens e com "Lugar Feliz" aconteceu o mesmo. A história não é a melhor que se pode ler na vida. Mas os personagens são tão reais, têm as suas fragilidades tão à vista que é como se fossem parte mim. É tão fácil encontrar pontos em comum com eles e vivermos a sua história de forma tão intensa como se fossemos nos ali, no meio de uma ilha do Maine com lagostas por todo o lado e tantas pontas soltas por resolver.

Terminei o livro à beira de lágrimas. E isto já tem um grande significado. Raramente choro como livros, e o beira de lágrimas é, por norma, o expoente máximo de sentimento que tenho. As expectativas eram altas e a vontade de ler "Lugar Feliz" era ainda maior. A experiência de leitura foi ótimo e superou o esperado. Tornou-se facilmente um dos livros favoritos do ano, quem sabe da vida. 


2 comentários

  1. O título é muito apelativo
    *
    Beijinhos
    *
    *

    ResponderEliminar
  2. Acredito que seja um livro muito interessante de ler. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall