16/03/2023

LIVRO | DE OLHOS EM TI, AMY LEA

livro de olhos em ti amy lea

Alerta para fãs de comédias românticas com enimies to lovers! O livro  "De Olhos em Ti", de Amy Lea é obrigatório! E ainda tem o bónus de falar de temas importantes de forma verdadeira e descontraída e sem tabus nem floreados...

Crystal Chen é uma influenciadora fitness plus size que tem como objetivo de quebrar os esterótipos sobre os "corpos perfeitos". Scott Ritchie é um bombeiro com ar arrogante. Ambos veem o ginásio com um lugar seguro e feliz, até se encontrarem por lá e se tornarem inimigos platónicos. Não posso jurar que esta expressão exista, mas é a melhor forma de os descrever. Pelo menos até eles serem obrigados a conviver fora do ginásio e começarem a conhecerem-se melhor...

Daqui para a frente é história. E da boa! Afinal estamos a falar de um enimies to lovers... E mais não digo, para não teres nenhum spoiler.

Amy Lea traz-nos uma narrativa fluída, muito divertida e cheia de referências à cultura dos early 2000's. Sim, é uma mistura perfeita! As personagens são bem construídas, com uma personalidade forte e um passado coeso por trás. São pessoas normais, com pontos fortes, defeitos, manias, paixões e fragilidades. Isto torna muito fácil criar uma relação com todas as personagens do livro e sentir que fazemos parte daquele clã familiar meio atípico, mas muito querido. Tão querido que andei a adiar terminar a leitura só para poder "estar com eles" um pouco mais.

Além disso, ao longo do livro, Amy Lea, aborda temas como a autoaceitação, combater estereótipos corporais, o lado tóxico das redes sociais e saúde mental. Tudo isto de forma natural e fluída. Por vezes é complicado abordar estes temas, porque pode ser-se demasiado leviano ou demasiado pesado, mas a autora conseguiu encontrar um equilíbrio perfeito, falando apenas com verdade e respeito.

Enquanto pessoa que sofre de ansiedade e que já enfrentou depressões e bullying gosto sempre de ver livros que combatam estereótipos e que passam a mensagem de "não estás sozinha". Independetemente de ser uma situação pela qual passei ou não, reconheço a importância da diversidade de temas, culturas e pessoas na literatura, porque na medida em que me sabe bem ver-me representada, também fico feliz por saber que outras pessoas, com características diferentes das minhas e a enfrentar problemas diferentes também são representadas e que também podem ser ajudadas através dos livros. 

"De Olhos em Ti" é um desses livros. É daquelas histórias que dão abraços e que normalizam a vida não ser um conto de fadas, mas que dão esperaçança de que, no meio de caos, haverá sempre algo e alguém bom para nos ajudar a superar os dias menos bons. 

5 comentários

  1. Ainda não tinha lido muita coisa sobre este livro, mas deixaste-me curiosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho visto muita gente a falar e dá pena, porque merece *-*

      Eliminar
  2. Parece ser um livro de leitura bem leve para descontrair, vou experimentar! Obrigada pela tua sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, apesar dos temas mais "fortes". Depois conta-me se gostaste :D

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall