26/09/2022

LIVROS | SEM AMOR, ALICE OSEMAN

livro sem amor, alice oseman

Georgia adora romances, mas nunca viveu nenhum. Na verdade, acha que nem sabe o que amar alguém. No secundário sentia-se estranha por nunca ter beijado ninguém. Agora vai para a universidade e deseja começar uma nova vida e descobrir o amor. Mas será que os sentimentos são algo assim tão literais?

Esta é a premissa do livro "Sem Amor", de Alice Oseman. Um livro leve e que nos fala de amor, amizade e autodescoberta de forma honesta e jovial. 

"Sem Amor" foi o primeiro livro fora do universo "Heartstopper" que li da Alice Oseman e acho que é essa a razão de não me ter conquistado de imediato. Apesar disso, desfrutei da leitura desde a primeira à última página e li-o de rajada.

A  partir da parte dois a história começa a ficar mais consistente e intensa. No fundo, foi uma leitura crescente. Na parte um estava meio na dúvida se ia gostar da história, mas acabei por me envolver no livro facilmente e à medida que a narrativa avançava, mais queria chegar ao fim para saber qual o destino daquelas personagens.


AS PERSONAGENS E A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Consegui identificar-me com algumas questões e inseguranças das personagens, e isso acabou por ajudar na minha relação com o livro. Aliás, é muito fácil criar uma relação emocional com as personagens. Dei por mim a desejar a que elas encontrassem o seu caminho rapidamente para serem felizes e com vontade de lhes dar abraços e dizer que ia ficar tudo bem. 

Também gostei que todas as personagens tivessem uma história passada que lhes as bases e razões para o que são e como agem agora.

A Georgia é a personagem principal, mas para mim os verdadeiros protagonistas foram a Rooney e o Sunil. A Rooney parece meio oco no início, mas rapidamente se percebe que é alguém com um passado e uma história fortes e isto comprova-se no desenrolar da história. O Sunil é, para mim, a personagem com mais valor em toda a narrativa. É aquela voz da razão que serve para desmistificar conceitos e formas de vida. Vem romper tabus e dar um naturalidade ao que, para os outros, ainda é meio um mundo desconhecido.

"Sem Amor" tem muito de descoberta e lutas individuais, mas também se foca muito na importância da amizade. Mostra e reforça como os amigos são um pilar forte na construção da nossa personalidade e para conseguirmos ultrapassar de forma mais fácil as fazes complicadas da vida.


O SERVIÇO PÚBLICO DA ALICE

Por fim, só me resta declarar super fã da Alice Oseman. Quanto mais avançava na leitura, mais pensava no quão importante são estes livros Young Adult sobre a descoberta da sexualidade. Porque nem tudo é tão simples quanto ser só hetero ou só homossexual. E o caminho para se descobrir quem somos pode ser meio assustador quando não se conhece outras realidades e/ou conceitos.

O "Sem Amor" traz essas definições e mostra o caminho para a autodescoberta e aceitação da individualidade numa idade em que é tão difícil ser diferente dos outros, pelo medo de não ser aceite. E a Alice consegue falar de temas LGBTQIA+ de forma simples e acessível.


6 comentários

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Uma semana feliz … cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Este livro é mesmo um pedacinho de amor! Ri-me muito em algumas partes, mas também senti a angústia de não saber bem quem era. A Alice Oseman tem mesmo a capacidade de nos transportar para os seus enredos

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall