15/02/2022

5 CURIOSIDADES LITERÁRIAS

5 curiosidades literárias

Há uns tempos andou a rodar um desafio nos Stories do Instagram para partilharmos 5 curiosidades literárias sobre nós. Gostei da ideia, participei e apeteceu-me deixar registado para a posteridade aqui no blog.

Afinal a beleza da leitura está muito além de pegar num livro para ler. Está em todos os detalhes e hábitos que vão nascendo em volta dessa gesto. 


1. EVITO LER SINOPSES

Evito ler sinopses para não ter nenhum spoiler da história. Especialmente quando se trata de policiais, thrillers ou mistérios. Gosto de ser surpreendida e, às vezes, as sinopses revelam pormenores que estragam a experiência de leitura e o impacto de surpresa ou suspense. Como é que compro livros? Pelos títulos, capas, autores, recomendações. Claro que acabo sempre por ler algo da sinopse enquanto ando a namorar um livro, depois adiciono à lista de desejos e quando (finalmente) o vou comprar já me esqueci da maior parte do que vi. Apenas sei que o quero ler.


2. FUI DOS POLICIAIS PARA AS COMÉDIAS ROMÂNTICA

Policiais e mistérios são os meus géneros preferidos. Adoro uma boa história que me deixe em suspense e tensão até à última página. Plot twists, questões por responder, segredos por desvendar é tudo o que me agarra num livro. Contudo, nos último tempos comecei a ler mais romances e comédias românticas e estou a adorar.


3. ORGANIZO OS LIVROS DE UMA FORMA CAÓTICA

Tenho os livros organizados de uma forma muito caótica que só faz sentido na minha mente. É mais ou menos género-autor-cor-tamanho, mas vai mudando consoante o espaço que tenho e o estado de espírito. Isto porque também gosto de ir reorganizando as estantes com frequência, em parte porque também estou sempre a juntar livros novos, por outro lado porque mexer em livros acalma-me.


4. ESCREVO EM LIVROS

Antes odiava escrever e sublinhar livros e agora adoro. Tudo começou quando passei a ler livros técnicos e aí dava mesmo jeito sublinhar e riscar. Entretanto estou a passar o hábito para os outros géneros. Afinal, um livro é um objeto pessoal para a vida e sublinhar e escrever é uma forma de os marcar e tornar ainda mais nossos.


5. DEIXO LIVROS LIDOS NA MESA DE CABECEIRA

Quando gosto mesmo de um livro deixo-o eternamente na mesa de cabeceira. Fica lá semanas até conseguir despedir-me dele e deixá-lo ir até à estante. Quando um livro me marca, crio uma relação forte com ele e sabe bem mantê-lo bem perto. Sinto que, desta forma, consigo prolongar a experiência e os sentimentos que aquele livro me deu.


Quais são as tuas curiosidades literárias?

4 comentários

  1. Leio toda a espécie de livros
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Eu leio sempre as sinopses [a não ser que seja um livro de um autor que adoro e que sei que vou querer ler todos ahahah]. Tento ter os livros organizados por autor, mas nem sempre é possível ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu espreito. Mas já apanhei vários spoilers, então dispenso ahah

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall