01/02/2022

VALE A PENA TER UM KOBO? (SPOILER ALERT: SIM)

 Kobo: vantagens e desvantagens

Comecei a render-me aos ebooks no verão de 2020. Lia no telemóvel, através da app da Kobo. Foi um início de namoro lento. Sempre tive muita resistência a ler em formato digital, mas fui cativada pela facilidade de ter sempre um livro à mão, sem peso extra, e pelos preços mais acessíveis.

Passou um ano e a minha afinidade com os ebooks estava a crescer cada vez mais. E com ela a vontade de comprar um e-reader. Com o aparecimento da Kobo Plus a necessidade ganhou uma dimensão ainda maior.

Optar por um Kobo foi fácil. Já tinha a app, queria subscrever a Kobo Plus e pareceu-me a melhor opção querendo ter acesso a ebooks em português facilmente. Quanto ao modelo escolhi o Clara HD por duas razões muito simples: recomendação de uma amiga e ser o mais barato (ainda por cima, consegui em promoção!).

Quase dois meses depois de o comprar estou a viver uma bonita e inesperada história de amor com este pequeno objeto que conquistou o meu coração.


VALE A PENA TER UM KOBO?

Sim, sim e sim!

Sou muito fã de livros físicos. Gosto de os tocar, cheirar, folhear. Gosto de os guardar na estante e olhar para as prateleiras cheias. Gosto de os deixar eternamente na mesa de cabeceira. Gosto, até do processo de os comprar. Seja a passear por uma livraria e ir pegando e examinando um a um. Seja online e ficar com aquela ânsia boa enquanto espero por eles e, quando chegam, da felicidade típica de uma criança no Natal. 

Resumindo, sou muito old school no que toca à leitura e, como disse acima, tive alguma reticência a experimentar ebooks. Foi um processo lento, o chamado "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

Agora que está bem entranhado, tornei-me uma super defensora de ler no Kobo. 


QUAIS AS VANTAGENS DO KOBO?

KOBO PLUS

Kobo Plus é uma plataforma de subscrição, em que pagamos um valor mensal mínimo de 5,99 € e temos livre acesso a inúmeros livros. A subscrição torna-se muito conta para quem lê vários livros por mês, ou mesmo para quem lê apenas um e esse seja em português.


PREÇO

Os ebooks são, por norma, mais baratos. Em especial, se forem livros em inglês. Encontramos, muitas vezes, promoções de livros a 0.99€, que no formato físico em português podem estar entre os 15€ e os 20€. Em português também encontramos bons preços, mas convém ter atenção a promoções para ver se vale mesmo a pena optar por este formato.


DICIONÁRIO

Com o Kobo passei a ler muito mais rápido em inglês. Não sou fluente, por isso, ao ler um livro físico, tenho de fazer muitas pausas para ir ao telemóvel consultar a tradução de palavras. O resultado é perder-me na história e também começar a ver outras coisas e esquecer-me de que estava a ler. Com o Kobo basta selecionara a palavra para ter logo a tradução, o que torna tudo mais simples e a leitura mais fluída.


EXPERIMENTAR SEM PAGAR

O Kobo permite ler um excerto antes de decidir se quero mesmo comprar o livro. Alguns sites de venda de livros também têm esta opção, mas o excerto é mais pequeno (pelo menos, das experiências que tive). Esta opção é ótima para quando estamos indecisas se vamos mesmo gostar daquela história e ajuda a escolher a melhor leitura para nós. 


NOTAS SEMPRE À MÃO

A função de sublinhar e tirar notas tem duas vantagens.:

  • Podemos consultar as partes que sublinhamos ou os apontamentos todos no mesmo sítio, em vez de estar a folhear o livro, à procura daquela frase que tanto gostámos. (Isto vem de quem raramente põe post-its em livros).
  • Para quem não gosta de escrever em livros, esta é uma forma de tirar apontamentos e sublinhar sem ficar com um livro riscado.


NOVAS FORMAS DE LER

Com o Kobo descobri novas formas de ler, como ler às escuras, deitada, sem ter de usar as duas mãos para segurar um livro pesado. Poder ler deitada e às escuras é do que mais aprecio no Kobo. Deitar-me na cama, apagar a luz e ficar a ler até adormecer é um sonho. Especialmente nos dias mais frios.


LEVE E PEQUENO

O Kobo Clara HD é pequeno, fino e leve, tornando-o fácil de transportar para onde for. Além disso, também é muito fácil de manusear.


BATERIA E IMAGEM

A Bateria do Kobo dura imenso tempo. Tenho carregado uma vês por mês e uso bastante. Outra vantagem é o ecrã que não cansa a vista, não faz reflexo e dá para ativar a opção de reduzir a luminosidade e luz azul à medida que anoitece, ou consoante as horas que preferirmos. 


O KOBO TEM DESVANTAGENS?

Bem, eu não encontrei muitas desvantagens no Kobo além das minhas manias de leitora de livros físicos como:

  • Não dá para cheirar as páginas, acariciar a capa quando ela tem relevo e ficar a olhar para o livro arrumado na estante.
  • Não dá para ver a capa como deve ser. O que também pode ser uma vantagem se estivermos a falar de algumas capas portuguesas. 


E tu, já aderiste aos ebooks e e-readers?


12 comentários

  1. Ainda não me rendi, mas reconheço que tem imensos pontos positivos! Acho que vou ter de estudar melhor este assunto :)

    ResponderEliminar
  2. Texto que gostei muito de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Eu comprei o Kobo Nia em Agosto de 2021, em promoção e já li tantos livros. Rendi-me completamente ao aparelho. É muito prático, podemos levar para qualquer lado sem pesar nada na mala e sobretudo a facilidade com que compramos livros sem termos que nos deslocar a uma livraria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me o mesmo. Passei a ler ainda mais do que lia :D

      Eliminar
  4. Confesso que ainda não dispenso o bom e velho livro em papel!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não dispenso, mas também estou a gostar de ler ebooks :)

      Eliminar
  5. Eu tenho um Kindle e vivi a mesma experiência que tu: passei de uma acérrima defensora do livro físico para me render à praticidade dos e-readers (embora ainda adore edições físicas!). Quando fiz um artigo dentro deste estilo para o Bobby Pins, identifiquei duas desvantagens principais dos e-readers: não são ótimos para consulta (têm esse potencial, mas 'folhear' as páginas para procurar info não é assim tão prático como se pensa) e a ressaca dos e-readers, que, quando ouvi o termo pela 1ª vez, achei frescura, mas é uma realidade. Chega uma altura em que sentes mesmo falta do papel e da perceção de progressão (os e-readers dão percentagem, mas faz falta a visão do marcador a avançar pelo livro). Parece um preciosismo, mas acaba por fazer com que o e-reader perca terreno por uns tempos até voltares a ter saudades da praticidade dele :) Ainda assim, não trocava por nada o meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo essas desvantagens, mas ainda não as notei. Tenho mais tendência a consultar livros de não ficção e ainda não li nenhum no Kobo. Sobre a ressaca, acredito que aconteça, mas ainda não senti. Tenho a mania de ler sempre dois livros ao mesmo tempo e um ser sempre em formato físico, então ajuda :)

      Eliminar
  6. Já tive, mas infelizmente não me adaptei :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh :( Mas teremos sempre livros físicos. Os bons e velhos amores xD

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall