06/01/2022

LIVROS | MULHERES NÃO SÃO CHATAS, MULHERES ESTÃO EXAUSTAS, RUTH MANUS

livro as mulheres não são chatas, as mulheres estão exaustas, ruth manus


Tinha uma enorme urgência em ler Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas, de Ruth Manus. Não sabia explicar bem porquê. Apenas sentia uma grande necessidade de o fazer. Talvez por uma amiga ter falado do livro com muito entusiasmo. Talvez por já ter lido alguns excertos nas redes sociais e gostar do que vi. Talvez por obra do destino, do universo, de um deus qualquer ou do que quiserem chamar.

Desde o início do livro e durante grande parte da leitura dei por mim a acreditar na última opção. Porque eu precisava de ler este livro. Eu precisava de ter alguém a reforçar aquelas palavras. Eu precisava de me sentir parte uma sororidade. Lembrar-me que não estou sozinha, que não tenho de sentir metade das culpas e das inseguranças que tenho.

Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas é um livro delicioso, divertido e necessário. 

Delicioso, porque é para ser lido de forma lenta e com tempo. De preferência na companhia de um lápis ou marcador para assinalar as muitas passagens interessantes que se encontram pelo caminho e que devem ser relidas de vez em quando. (Sim, além de ser uma pessoa que sublinha livros, ainda incentivo os outros a fazer o mesmo.)

A temática deste livro é séria, mas a abordagem é leve tornando a leitura fácil e fluída. Em vários momentos Ruth Manus brinda-nos com excertos divertidos que fazem soltar algumas gargalhadas. Nem que seja por aquela máxima de it's funny, because it's true.

Acima de tudo, Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas é uma leitura necessária. Ruth Manus traz uma visão real e humilde do que é ser mulher e do feminismo. Fala sobre o que já alcançámos e de tudo o que ainda precisamos de mudar para tornar a nossa vida mais justa. Para deixarmos de ser vistas como chatas e de andarmos sempre exaustas.

6 comentários

  1. Já é a minha próxima leitura :)

    ResponderEliminar
  2. Estou a ler esse livro neste preciso momento. Apesar de ainda não ter acabado, já posso dar um pequeno feedback: achava que ia ser de rápida leitura, mas dada a temática e conteúdos mais "triggering", dou por mim a ter que parar de vez em quando, especialmente quando me relaciono com o que é falado.
    Leitura muito necessária e que vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo daqueles livros para ler com tempo e que nos obrigam mesmo a parar para pensar.

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall