25/08/2021

LIVROS | LER VÁRIOS LIVROS AO MESMO TEMPO

ler vários livros ao mesmo tempo

Isto de ser viciada em livros tem muito que se lhe diga. É mais do que passar a vida a ler. É passar a vida a ler e, nos entretantos, andar a pesquisar por novos livros para juntar à TBR. É ir lendo vários livros ao mesmo porque um só não basta.

Sim, eu tenho esta mania de ler vários livros ao mesmo. E de começar mais livros do que termino. Uns termino rápido. Outros deixo no vácuo durante um ano e vou lendo por entre insónias e milhentas histórias. Uns são mais técnicos e vou usando-os para consulta até me decidir a terminá-los. Outros devoro de seguida, em poucas horas. Uns valem marcam-me a vida. Outros mais vale esquecer. Todos são especiais.


LER VÁRIOS LIVROS AO MESMO TEMPO

É um hábito ao qual se vai ganhando o gosto aos poucos. Primeiro começa-se com dois e depois perde-se a conta. Está muito longe de ser uma mania, um gesto de gabarolice e tentativa de ser mais inteligente que os outros. No máximo seria mais dispersa. Ou louca, no bom sentido :D

Tudo se resumo à necessidade de viver novas e diferentes histórias ao mesmo tempo. 

Talvez lhe deva chamar de tentativa de fuga ao aborrecimento. Até porque é quando a vida anda mais monótona que me apetece começar novas leituras. Mesmo tendo já várias a meio.

Contudo, prefiro chamar-lhe de diversão!

Gosto de saltitar entre histórias. Tomar o pequeno almoço com uma personagem de um romance, treinar a mente a meio do dia com um livro mais técnico e terminar o dia com a adrenalina de um policial. Ou então fazer tudo ao contrário. Depende dos dias. E do estado de espírito.


TAMBÉM LEIO SÓ UM LIVRO

E também há dias em que leio só um livro. E tantos outros em que não leio uma única página. Também depende da vontade. E da energia.

No fundo, trata-se de um equilíbrio. À primeira vista pode parecer meio desequilibrado, mas na realidade é o que dá harmonia à (minha) vida.


OS LIVROS EQUILIBRAM-ME 

A leitura a é um refúgio. Uma porta para um mundo secreto repleto de novas opções e inspirações.

O ato de ler é uma espécie de calmante natural. Por isso é que, por vezes, dou por mim a começar mais livros do que os que termino. É uma forma de acalmar a ânsia de querer saber mais e o pensamento de "não vou ter tempo para ler tudo o que quero".

Então vou experimentado este e aquele livro. Muito sem compromisso, nem pressões.

Abrir a capa de um livro novo é espreitar pelo buraco da fechadura para um mundo novo. Folhear uma nova narrativa é ter um vislumbre de uma nova vida. Até ter a certeza que é essa vida que quero de momento ou se será melhor deixá-la para outro altura sem culpas.

E, deste modo, sigo as minhas leituras (in)constantes e deliciosas. Ora leio muito, ora leio pouco. Ora dedico-me a um só livro, ora dedico-me a vários.

Mas há sempre uma certeza. Nunca leio para competir, leio sempre por prazer.


Costumas ler vários livros ao mesmo tempo?

6 comentários

  1. Sempre fui mais de ler um livro de cada vez, mas, este ano, tenho-me aventurado a ler mais em simultâneo. Continuo a preferir a primeira opção, mas agora sei que, quando estou mais cansada para acompanhar uma história, posso intercalar com outras que não me exijam tanto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando as histórias são muito pesadas ainda sabe melhor :)

      Eliminar
  2. Eu sou mais o tipo de pessoa que lê só um livro de cada vez, porque gosto de entrar completamente na história. Contudo, de vez em quando, dá-me vontade de reler um livro ou outro e isso faço enquanto estou a ler outro livro. E, por exemplo, no caso de ser um livro técnico, acho que não teria problema em ler um de um estilo diferente em simultâneo.

    Beijinhos,
    inescm2.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do mesmo género, também não gosto muito de ler ao mesmo tempo. Normalmente faço sempre de estilos diferentes. E, sim, releituras e livros técnicos puxam muito mais para ler ao mesmo tempo que outros :)

      Eliminar
  3. Ler livros é uma terapia para mim. Antes tinha por hábito de ler vários livros ao mesmo tempo, e por muitas vezes deixava uns para trás porque achava outros mais interessantes. Agora, tento ler sempre um livro de cada vez, para não correr o risco de a leitura ficar a meio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, às vezes acontece deixar leituras a meio ahahah. Mas acho que ia deixar na mesma se só estivesse a ler esse livro, porque quando me acontece é porque o livro não é assim tão interessante :P

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall