16/06/2021

LIVROS | O ANO SABÁTICO, JOÃO TORDO

livro ano sabático, joão tordo

A vida de Hugo anda pelas ruas da amargura. Então decide deixar Montreal e regressar a Lisboa para um ano sabático e encontrar o seu equilíbrio. Tudo parece estar a correr bem até que encontra alguém igual a si. Além da semelhança física, Stockman também é músico e toca uma melodia igual à que Hugo tem vindo a criar e que só existia na sua cabeça.

O Ano Sabático é uma viagem surreal por duas vidas paralelas e inversas, onde é muito fácil confundir a realidade do irreal. Neste livro, João Tordo apresenta uma narrativa utópica inspirada na sua própria história. Durante a leitura dei por mim a pensar, várias vezes, o que é a verdade. Não só no livro, como também na vida.

Seguimos na vida a pensar que somos donas e senhoras de toda a razão e conhecimento, mas não podíamos estar mais erradas. Tudo é tão subjetivo. Tudo é tão dependente da visão individual que cada um lhe dá.

Há muito tempo que não li João Tordo. Em parte, foi por isso que adicionei este livro à lista 30 antes dos 30. Já não vou correr mais este erro de me afastar de bons autores. As obras de João Tordo que li até agora têm todas um lado meio místico que me fazem viver a história de uma forma envolvente e poderosa e ainda refletir sobre a vida.

Li O Ano Sabático em maio e foi a minha leitura para o desafio Alma Lusitana, pois neste mês o tema era Ericeira - um livro que te transporta para uma zona do país que gostas/queres (re)conhecer. A princípio não era bem esta leitura que queria fazer para o desafio. Tinha pensado em (finalmente) terminar O Crime do Padre Amaro e revisitar a minha linda Leiria. Mas não foi desta que voltei a pegar na obra de Eça de Queirós. Então parti rumo a Lisboa, outra cidade que gosto muito.


Já leste este livro?
Que outros livros de João Tordo recomendas?

2 comentários

  1. Rendi-me à escrita de João Tordo, assim que comecei Ensina-me a Voar Sobre os Telhados. Para além deste, recomendo A Mulher que Correu Atrás do Vento e A Noite em que o Verão Acabou. O Manual de Sobrevivência de um Escritor, embora seja um registo completamente diferente, também está muito interessante

    Obrigada por teres apanhado esta boleia até à Ericeira *-*

    ResponderEliminar
  2. A mim foi O Bom Inverno que me fez render. Aconselho muito! Tenho todos esses na minha wishlist *-*

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall