08/05/2021

PLAY | RESET

play, reset bumba na fofinha

Está na hora de fazer reset! Numa altura em que impera a propagação do ser perfeito e produtivo. No meio do crescente de aplicações e trends cujo o fim é distorcer a imagem real e na individualidade e focarmo-nos um padrões impossíveis de alcançar. Está na altura de fazer reset. É cada vez mais importante existir projetos que façam exatamente o contrário e promovam a normalização das falhas e da imperfeição. É esse mesmo o mote de Reset, o novo podcast de Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha. 

Nos vídeos que lhe deram notoriedade faz uma desconstrução de clichês e estereótipos de forma divertida. Neste novo projeto, segue esta linha sarcástica que tão bem a caracteriza. Com formatos de vídeo e apenas áudio, Reset consiste em entrevistas semanais cujo objetivo principal é falar sobre fracassos.

No fundo, e tal como o nome indica, o propósito do podcast é fazer um reset a toda esta cultura do perfecionismo e à subvalorização da produtividade que assombram a sociedade atual. É um desligar das teorias que idealizam um mundo perfeito onde não há espaço para falhas. Onde impera a pressão para se estar sempre a fazer algo e a ser a melhor pessoa à face da terra. Como a própria Mariana menciona numa publicação no Instagram, vivemos com a cultura do “vai-ficar-tudo-bem-vai-ficar-tud-“. Só que o mundo não é perfeito! E tampouco tem apenas coisas boas.

Na vida há espaço para tudo. Erros incluídos. Procrastinação também. E aí, sim, está tudo bem! Porque é normal falhar, é norma ser mediana. Ou até péssima. Até porque não temos de ser todos bons em tudo. Muito menos perfeitos. Afinal é a isto que se chama ser humano. E a bem ver, até os robots têm falhas. Por isso, também eu faço reset. E venho falar deste projeto mesmo assim. De cara com borbulhas, uma camisola larga e o cabelo mal apanhado com alguns brancos a querer espreitar. Mas o que importa?! Estou confortável. Sinto-me bem. E de tentativas de perfeição já está a Internet cheia.

Já deve ter ficado implícito, mas faço questão de reforçar. Estou fã do Reset. E como se não bastasse o conceito e ser um projeto de alguém que admiro, ainda ganhou pontos extra pelo primeiro convidado, Ricardo Araújo Pereira.

Posto isto, só posso terminar este texto a aconselhar-te que faças um reset e ponhas de lado a cultura da positividade tóxica e vejas o novo projeto da Bumba na Fofinha. 

5 comentários

  1. Bumba sempre a arrasar na pista das ideias geniais! Fiquei rendida ao conceito, até porque também acredito que é mesmo importante falarmos deste lado menos positivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Genial... É mesmo o melhor adjetivo para este projeto :D

      Eliminar
  2. Não conhecia. Obrigada pela partilha!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall