09/02/2021

NOTEBOOK | ERA UM VEZ UM FEVEREIRO VAZIO

carnaval de torres vedras revenge of the 90's

Fevereiro é sinónimo de festa e de folia. Este pequeno e frio mês é a razão para eu suportar o inverno e encontrar alegria nesta estação cinzenta. Porque é neste mês que a vida se enche com cores e vida incomparáveis.

Quem me conhece sabe que não sou a presença mais assídua em festas e são poucas a noites em que saio até tarde. Prefiro o conforto de casa, um bom livro ou uma série. Por outro lado, quando saio dou tudo. Adoro um bom concerto e festas que tenham a ver comigo. Gosto de estar na primeira fila, de cantar, saltar, dançar e gritar - sim, aqueles guinchos agudos capazes de soar por cima do som das colunas gigantes. Posso ir pouco, mas, quando vou, dou tudo. 

Há duas festas que são donas do meu coração: o Carnaval de Torres Vedras e a Revenge of The 90's. Se a primeira é a rainha de fevereiro desde sempre - não importa se calha em março, nós começamos a festejar muito antes - a segunda tem marcado presença na cidade pela mesma altura. Uma espécie de assalto temático, com uma viagem no tempo à mistura.

carnaval de torres vedras

Este ano não há nada. A cidade está vazia, falta-lhe as bandeiras, as decorações, o monumento, a cor. Falta-lhe vida! Este ano não há conversas sobre do que nos vamos mascarar em cada um dos cinco dias de Carnaval - o sexto é o enterro. Este ano não há uma cidade invadida por crianças a desfilar ao som da Xuxa e do Panda e os Caricas, enquanto familiares e amigos se empurram só para ver o seu pequeno passar. Este ano não há a chegada dos Reis, nem ministros e Matrafonas. Não carros alegóricos, trio elétrico e desfiles. Não há grupos organizados nem o corso trapalhão. As praças e as ruas do centro estarão em silêncio e abandonadas. Não vai haver milhares de pessoas a cantar pela Anna Júlia em uníssono e tampouco a encarnar o João Baião enquanto saltam a gritar "o Big Show está no aaaaar".  Não vai haver o Samba da Matrafona a tocar em loop, encontros espontâneos, nem Carnavalinhos a pé até Torres. Este ano não há Carnaval e parece não haver fevereiro.

Janeiro já pareceu meio despido. Em especial naquela tarde passada em Torres, em que as únicas referências ao nosso Carnaval eram os autocolantes nas lojas, bares e cafés que estão lá há anos. Despido pela falta das conversas, dos planos  e da expectativa para fevereiro. Despido de publicações a promover a Revenge Of The 90's, da venda de bilhetes e de todo o entusiasmo para a melhor viagem no tempo.

revenge of the 90's

Ah, a Revenge... A noite de ontem/madrugada de hoje, há um ano, foi das melhores da minha vida. E só queria poder voltar a esse dia. Longe de vírus e de isolamentos. Perto de amigos, a cantar e dançar no meio de desconhecidos. Todos juntos, sem medos. A última festa num recinto fechado, antes de toda esta pandemia-pandemónio.

A última foi o meu Carnaval. Se era para despedir (mesmo sem saber) não podia ter sido melhor. Foi na segunda-feira, o meu dia preferido, com a prima mais doida. Uma noite passada entre o trio elétrico e os carros de Matrafonas. Uma noite em que estava adoentada - porque era normal sair mesmo que se estivesse adoentada, hoje estaria em isolamento - mas, fui na mesma porque se não for vou-me arrepender, tenho de fazer render o kit e sei lá se para o ano posso ir, argumentei na altura. Mal sabia, o que nos esperava. Ou não esperava.

Sim, eu sei que há a iniciativa do Carnaval Online e que me posso mascarar em casa, mas não é a mesma coisa. Não estou motivada para ver DJ's a passar as músicas que já têm feito parte dos meus dias, nestas últimas semanas. Porque o espírito não passa e o coração grita por Ivete, Daniel Mercury, Netinho e tantos outros. Ainda não fui buscar as máscaras, mas sem dúvida que as vou usar. Nem que seja apenas o fato-pijama de cão. Pelo menos é quentinho. Sempre dá para aquecer e assinalar a data.


4 comentários

  1. Confesso que o Carnaval é uma festividade que me passa ao lado, mas entendo que, para quem vibra, fique sempre esse vazio. Raça do bicho que nunca mais nos deixa em paz :/
    Quanto à Revenge of The 90's, gostava imenso de, um dia, marcar presença numa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos esperar que todas as festas voltem em breve!

      Eliminar
  2. Tal como tu, todos os anos vou ao Carnaval de Torres e é muito estranho não haver este ano. Também cheguei a ir à Revenge e gostei mesmo! Que saudades de uma boa festa e de sair para dançar e estar com amigos...
    Beijinho,

    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas saudades, mesmo! Vamos acreditar que para o ano já podemos voltar ao nosso Carnaval :D

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall