10/02/2020

revenge of the 90's: a experiência, a viagem, o sucesso

revenge of the 90's: a experiência, a viagem, o sucesso

Os anos 90 estão na moda - seja na roupa, nas séries ou na música - e Portugal tem a maior experiência dos anos 90: a Revenge Of The 90's, produzida pela New Collective. Há três anos que esgota espaços por todo o país e espalha a loucura e a nostalgia pela última década do século XX. Comecei a gostar da Revenge antes de viver esta experiência. A ideia em si, deixava-me curiosa e com vontade de a viver. Em 2019 embarquei na minha primeira viagem a uma Revenge e as expectativas foram superadas. Foi a melhor noite da minha, tal como tinham prometido. Até este sábado. Dia em que regressei a esta viagem alucinante.

Tudo começou em setembro, quando, na apresentação da tour 2019/20 da Revenge Of The 90's, mencionaram que estavam à procura de embaixadores para cada cidade. Torres Vedras era uma das contempladas e foi impossível resistir. Inscrevi-me para embaixadora da Revenge, na minha cidade e depois foi esperar para fazer parte da família noventeira. Era início de dezembro quando recebi a mensagem que marcou os últimos dois meses: a Revenge estava a chegar a Torres e eu ia ser uma das RP's. "Tens mais sorte que juízo", disse-me uma amiga. É bem verdade. Tive muita sorte por ter entrado numa equipa fantástica e super disponível, da parte da organização. E, também, muita sorte pelos amigos que embarcaram nesta aventura comigo.


O PRÉ-REVENGE
Se o ano passado já vivi o "pré-Revenge" de forma intensa, este ano foi dez vezes mais forte. Pelo menos. A cada dia, destes dois meses, a expectativa ia aumentando, tal como o desejo que o dia chegasse depressa, para poder viver aquela noite. Uma das razões do sucesso da Revenge Of The 90's é ser uma experiência que começa muito antes da data marcada. Primeiro surge a questão de "qual será a dia?", pois estes são anunciados de forma faseada, o que só aumenta a curiosidade. Segue-se combinar com quem se vai, junta-se pessoas que passam muito tempo sem se ver e ainda os amigos dos amigos, criando grupos enormes. Depois a escolha da roupa: andar em lojas, sites e nos baús - sempre o mais divertido - à procura do melhor outfit noventeiro. Aqui falo como sendo de Torres Vedras, terra de Carnaval, onde toda a gente leva muito a série o mascarar-se - e onde reconhece-mos quem vem de fora, por não estar vestido a rigor.

A MELHOR NOITE DAS NOSSAS VIDAS
A noite começa calma , com DJ e o recinto ainda meio vazio. Perfeito para dar a volta ao local, ver e experimentar as atrações com calma e tirar as fotos da praxe, no mural da Revenge. À meia noite, o Miguel Galão entra em palco e o ambiente começa a aquecer (o Silver diz que começamos a despir a partir das 3h, mas, na verdade, é muito antes). Mais do que as músicas, o espírito e as brincadeiras dele despertam um sentimento de que tudo é leve, bonito e animado. Uma hora mais tarde entra em palco a banda mais noventeira de sempre: os Santa Manel, vestidos de personagens do Toy Story e a cantar músicas que remetem para o imaginário da nossa infância e/ou juventude.

Às duas da manhã temos uma contagem decrescente de 15 minutos até à verdadeira viagem das nossas vidas, com Paulo Silver no comando, André Henriques na mesa de mistura, a Revenge Crew e os artistas convidados. Rebentou a bomba com o King África; dançámos o Follow the Leader, com os The Soca Boys, pela primeira vez em Portugal, o Big Show esteve no ar com o João Baião e o Macaco Adriano; e cantámos um parabéns especial com o Batatinha e Companhia. Tudo está em sintonia: as músicas, a sequência de acontecimentos, os brindes que dão, o guarda-roupa e as coreografias. Mas, acima de tudo, o sentimento partilhado entre todos os presentes, artistas e público.

revenge of the 90's: a experiência, a viagem, o sucesso


O SEGREDO DO SUCESSO: NÃO É UM EVENTO, É UMA EXPERIÊNCIA
Afirmam, muitas vezes, os organizadores da Revenge e com toda a razão. É uma experiência que mexe com o nosso psicológico de uma forma inexplicável: tempo voa, sentimo-nos amigos de toda a gente (afirmação isenta de consumo de álcool :P) e todos cantamos a uma só voz, todas aquelas músicas que, até ao momento, não nos lembrávamos delas, mas assim que começam os primeiros acordes descobrimos que sabemos as letras TODAS de cor.

A Revenge Of The 90's apresenta-se como a maior experiência dos anos 90 do mundo. Arrisco a dizer que é, também, a melhor. A explicar o motivo, resumia em duas palavras: união e humildade. A forma como todos os envolvidos: desde os barmans, aos promotores de merchandising, os bailarions, os DJ's, até apresentador, banda residente e artistas convidados. TODOS são super simpáticos, humanos e afáveis, independentemente de estarem a atender o público ou cima do palco. Interagem connosco, brincam, falam para nós e puxam os nossos sentimentos e memórias à tona, fazendo parecer que estamos noutro tempo e temos outra idade.

Além do mais, entre todos os envolvidos há um espírito de companheirismo notável. Consegue-se perceber que quem está em cima do palco se está a divertir, tanto uns com os outros, como com o público. É uma festa entre amigos, como se toda a gente naquele espaço se conhecesse desde sempre. Ali não há artistas/vedetas vs público, há uma família e a única coisa que diferencia é uns estarem no palco e outros não. Artistas, bailarinos, apresentadores, DJ's e produtores entram em palco e dançam, divertem-se e interagem uns com os outros. É uma dinâmica meio organizada meio espontânea, tornando tudo mais intenso.

revenge of the 90's: a experiência, a viagem, o sucesso


A SURPRESA
A primeira Revenge Of The 90's foi na discoteca Lontra, em Lisboa, no dia 11 e fevereiro. Surgiu de uma ideia meio louca de quatro amigos e contou com 500 pessoas no público. O 3º aniversário da Revenge foi celebrado no sábado 8 de fevereiro, precisamente no dia do evento-experiência em Torres Vedras, e este pormenor só foi revelado durante o espetáculo. Se podia ter sido uma ótima estratégia de Marketing para venderem bilhetes? Claro que sim! Contudo, preferiram só o dizer no dia para que as pessoas fossem por gostarem e pela experiência e não por ser uma data especial. Este pensamento por parte da organização é tão bonito.

OS 90'S FORAM INCRÍVEIS, NÃO SÃO?
Para mim são "A" experiência. Não importa se é a primeira ou segunda vez: é sempre especial! Quando afirmam ser a melhor noite e a viagem das nossas vidas, estão a dizer a verdade. E quando dizem que #nemvaiserbom, também. É mais do que bom: é ótimo, é mágico, é perfeito. É algo que por mais que tente explicar, só dá para entender depois de se viver. Foi uma noite incrível e intensa. Sinto que, durante os dois meses de embaixadora em Torres Vedras, fui acumulando expectativas e energia e a noite de sábado foi o culminar e explodir de tudo isso. Deixei tudo em frente àquele palco: energia, voz, alma... mas, não fiquei vazia, fiquei com o coração cheio. Se há algo a dizer a todos aqueles que fazem a Revenge Of The 90's acontecer é OBRIGADA, fizeram-me feliz.


Marisa

1 comentário

  1. Adorava passar por esta experiência. E a tua publicação aumentou ainda mais essa vontade. Que incrível *-*

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall