Os Loucos Da Rua Mazur foram os protagonistas da minha primeira aventura no desafio literário Alma Lusitana, da Andreia Morais. Para janeiro, decidi seguir a ordem da Andreia e partir para o tema do Porto, um autor que nunca tinha lido.
A história gira em volta de recordações antigas de um grupo caricato: Yankel, um judeu cego agora livreiro, Eryk, o seu amigo cristão agora escritor, e Shionka, a filha de uma bruxa e grande amor dos dois.
Eryk e Yankel não se encontram desde um acontecimento horrível durante a ocupação alemã na sua cidade na Polónia, durante a II Guerra Mundial. Ambos de idade avançada e a sentirem-se como se a despedir da vida, reuniem-se na Livraria Thibault para escrever o livro que Erik encara como a sua redenção, juntamente com Vivienne a mulher e editora do escritor, que sabe mais do mostra.
O livro de João Pinto Coelho, é uma viagem de antónimos: entre passado e presente, guerra e paz, cristãos e judeus, amor e vingança. Entre uma livraria de Paris, no século XXI, e uma cidade em forma de circulo perfeito, no meio de uma floresta algures na Polónia da II Guerra.
Os Loucos Da Rua Mazur é narrado a três vozes, com um narrador ausente e dois narradores participantes: Yankel e Eryk. O judeu e o cristão. Um de cada lado da cidade dividida a meio pela religião. Pinto Coelho apresenta-nos uma prosa quase poética, fazendo com que nos deixemos embalar na leitura como se tivéssemos a ouvir uma canção.
Disponível em:
Wook - Livro físico | E-book
Bertrand - Livro físico | E-book
Este post tem links de afilado.
Muito obrigada por embarcares nesta aventura, fico mesmo grata *-*
ResponderEliminarNão conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei muito interessada na história. Sinto que tem tudo para me conquistar. Vou adicioná-lo à minha [infinita] lista de desejos
Acho que tem muito a ver com o teu gosto. Lê que vais adorar :D
EliminarSó li o primeiro deste autor e achei mt bem escrito, este já está na minha lista por ler
ResponderEliminarFazes bem em lê-lo. Eu fiquei com vontade de ler mais livros do autor :)
EliminarEu já tenho este livro há algum tempo na minha lista infinita de livros a ler. E se há coisa que gosto é de livros sobre livros. Está mesmo na altura de embarcar nesta leitura.
ResponderEliminarForça! É uma aventura ótima :)
Eliminar