04/02/2021

PLAY | SÉRIES PORTUGUESAS PARA VER NA RTP PLAY

Séries portuguesas para ver na rtp play


Os portugueses criam coisas de qualidade. Muitas! Incluindo séries. Muitas vezes, temos tendência a olhar e dar valor apenas ao que vem de fora. É meio irónico um dos traços dos portugueses é preferir arte internacional. Talvez esteja relacionado com todo o tempo que estivemos fechados para o mundo. Seja como for cabe-nos a nós mudar esta realidade. Deixar de lado as plataformas internacionais  e fazer umas boas maratonas em bom português.

Ainda por cima, para além da boa qualidade da ficção nacional, o acesso é gratuito. A plataforma RTP Play, disponível em versão web e app, tem disponíveis várias séries, documentários e filmes que provam que o que é nacional é (mesmo) bom.

O mais difícil da RTP Play é decidir o que ver, no meio de tantas boas opções. Para te ajudar, hoje, venho dar-te a sugestão de 5 séries que vi e adorei. 

1. SARA

Sara é uma comédia dramática que faz sátira ao meio audiovisual português e, em particular, ao mundo das novelas. A história fala da vida de Sara, interpretada por Beatriz Batarda, uma atriz de cinema de autor e de teatro, conhecida pela sua capacidade de chorar. Um dia, as lágrimas secam e decide entrar no mundo das telenovelas, das redes sociais e das revistas sociais. Ao longo da narrativa, Sara, tenta adaptar-se ao lado luxuoso e vistoso da fama, enquanto vive num mundo escuro.

A minissérie de 8 episódios é uma ideia original de Bruno Nogueira. O argumento foi escrito pelo mesmo, juntamente com Ricardo Adolfo e Marco Martins. Conta, ainda com um elenco de luxo, com nomes como Nuno Lopes, Albano Jerónimo, José Raposo, Miguel Guilherme, Rita Blanco e Bruno Nogueira.


2. SUL

Sul é uma série policial, na qual Humberto, um inspetor da Polícia Judicial interpretado por Adriano Luz, socialmente incapaz, investiga a morte uma jovem no Rio Tejo. Ao mesmo tempo retrata um país angustiado a passar por uma crise económica e social.

A série criada por Edgar Medina e Guilherme Mendonça e realizada por Ivo M. Ferreira é marcada por uma narrativa forte que emana uma aura negra, tal como a investigação principal e a realidade da sociedade na época. 

No elenco, pode-se encontrar  Jani Zhao, Margarida Vila-Nova, Afonso Pimentel, Ivo Canelas, Beatriz Batarda, Nuno Lopes e Miguel Guilherme.


3. 1986

1986 conta a história de Portugal no ano das eleições presidenciais mais intensas depois do 25 de abril. Enquanto isso, um grupo de cinco jovens depara-se com uma luta ainda maior. Encontrar o seu caminho. E o amor. 

A série criada por Nuno Markl é uma viagem completa a 1986. A política é um elemento constante, evidenciando o fanatismo vivido na época. Mas também vive de cultura. Mostrando um Portugal recém aberto às influências estrangeiras. As roupas, as músicas, um video-clube, uma rádio pirata, as 'novas' tecnologias, remetem para uma época repleta de esperanças num futuro promissor.

Podes ler a minha opinião aqui.


4. CONTA-ME COMO FOI

Conta-me Como Foi é uma série história que se foca na vida da família Lopes, residente num bairro de Lisboa, desde o final dos anos 60 até ao final dos anos 80. Através da história desta família e do seu grupo chegado, a narrativa, retrata, também, a realidade social, económica e política de Portugal ao longo dos tempos. 

O elenco é constituído por estão nomes como Miguel Guilherme, Rita Blanco, Catarina Avelar, Rita Brütt, Fernando Pires, Marques Lopes, Luis Ganito e Beatriz Frazão.


5. MINISTÉRIO DO TEMPO

Ministério do Tempo é uma série de ficção histórica e de fantasia. A sua premissa parte de uma repartição secreta do governo português cujos agentes viajam no tempo com a missão de impedir que a História de Portugal seja alterada. Os agentes deste ministério secreto são pessoas comuns do século XIX e personagens históricas que viajam até ao passado através de Portas do Tempo.

No elenco pode-se encontrar nomes como Mariana Monteiro, João Craveiro, Sisley Dias, Andreia Dinis e João Lagarto.


Já viste alguma destas séries?
Que outras séries portuguesas recomendas?


4 comentários

  1. Adoro as 3 primeiras! Que pedaços de arte *-*
    Tenho de me dedicar às últimas duas

    ResponderEliminar
  2. Como te disse, só falta o último a sair

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro. Já está na lista para um próximo post ;)

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall