05/02/2021

LIVROS | OS LOUCOS DA RUA MAZUR

livro loucos da rua mazur joão pinto coelho


Os Loucos Da Rua Mazur foram os protagonistas da minha primeira aventura no desafio literário Alma Lusitana, da Andreia Morais. Para janeiro, decidi seguir a ordem da Andreia e partir para o tema do Porto, um autor que nunca tinha lido.

A história gira em volta de recordações antigas de um grupo caricato: Yankel, um judeu cego agora livreiro, Eryk, o seu amigo cristão agora escritor, e Shionka, a filha de uma bruxa e grande amor dos dois.

Eryk e Yankel não se encontram desde um acontecimento horrível durante a ocupação alemã na sua cidade na Polónia, durante a II Guerra Mundial. Ambos de idade avançada e a sentirem-se como se a despedir da vida, reuniem-se na Livraria Thibault para escrever o livro que Erik encara como a sua redenção, juntamente com Vivienne a mulher e editora do escritor, que sabe mais do mostra. 

O livro de João Pinto Coelho, é uma viagem de antónimos: entre passado e presente, guerra e paz, cristãos e judeus, amor e vingança. Entre uma livraria de Paris, no século XXI, e uma cidade em forma de circulo perfeito, no meio de uma floresta algures na Polónia da II Guerra.

Os Loucos Da Rua Mazur é narrado a três vozes, com um narrador ausente e dois narradores participantes: Yankel e Eryk. O judeu e o cristão. Um de cada lado da cidade dividida a meio pela religião. Pinto Coelho apresenta-nos uma prosa quase poética, fazendo com que nos deixemos embalar na leitura como se tivéssemos a ouvir uma canção.


Disponível em:
Wook - Livro físico | E-book
Bertrand - Livro físico | E-book


Este post tem links de afilado.

6 comentários

  1. Muito obrigada por embarcares nesta aventura, fico mesmo grata *-*

    Não conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei muito interessada na história. Sinto que tem tudo para me conquistar. Vou adicioná-lo à minha [infinita] lista de desejos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tem muito a ver com o teu gosto. Lê que vais adorar :D

      Eliminar
  2. Só li o primeiro deste autor e achei mt bem escrito, este já está na minha lista por ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em lê-lo. Eu fiquei com vontade de ler mais livros do autor :)

      Eliminar
  3. Eu já tenho este livro há algum tempo na minha lista infinita de livros a ler. E se há coisa que gosto é de livros sobre livros. Está mesmo na altura de embarcar nesta leitura.

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall