04/01/2021

LIVROS | 30 LIVROS ANTES DOS 30 ANOS

30 livros antes dos 30 anos


Gosto de ler por prazer. Gosto de ler sem obrigações. Não tenho o hábito - nem o gosto - de definir ordem de leituras. Escolho um livro de cada vez, consoante a minha disposição na altura. Os livros são o meu método de escape ao mundo. A vida já tem tantas regras, que não preciso de me impor mais.

Outro tema com o qual nunca me preocupei foi o tipo de livros que leio. Não me importa se leio menos clássicos ou se não sigo as publicações recentes. Não me importa os géneros que os outros leiam, apenas fico feliz de ver as pessoas com livros.

Ler é liberdade. Mas, também é crescimento e uma atividade que necessita de foco. Cada vez mais olho para os livros como portais para vários mundos. Como formadores de ideias e fontes de inspiração. Cada vez mais procuro conhecer sair da minha zona de conforto literária, para abrir horizontes. Deste modo, também a minha lista de desejos tem vindo a crescer bastante. 

Ao ver a publicação da Andreia Morais, do blogue As Gavetas da Minha Casa Encantada, 30 Livros Antes dos 30 comecei a considerar criar, também, uma lista para o mesmo fim. Penso que seja uma boa missão para me dedicar na reta final dos vintes.

A minha ideia para os próximos 2 anos e 3 meses, aproximadamente, é ler os 30 livros de uma forma livre e intervalando com outras leituras. Deste modo, não sinto que estou a forçar algo, apenas a organizar a minha vida. E a focar-me em ler os livros da lista de desejos. 

Definir esta lista foi super fácil. O método escolhido foi simples: olhei para a lista de livros que quero ler e selecionei aqueles pelos quais estou mais entusiasmada e curiosa para conhecer.


30 ANTES DOS 30

1. Ensaio Sobre A Cegueira, José Saramago (Wook | Bertrand)

2. Ensaio Sobre A Lucidez, José Saramago (Wook | Bertrand)

3. 1984, George Orwell (Wook | Bertrand)

4. Uma Terra Prometida, Barak Obama (Wook | Bertrand)

5. Kafta À Beira-mar, Haruki Murakami (Wook | Bertrand)

6. A Rapariga Que Inventou O Sonho, Haruki Murakami (Wook | Bertrand)

7. O Ano Sabático, João Tordo (Wook | Bertrand)

8. Felicidade, João Tordo (Wook | Bertrand)

9. A Noite Em Que O Verão Acabou, João Tordo (Wook | Bertrand)

10. Uma Gaiola De Ouro, Camilla Lackberg (Wook | Bertrand)

11. Lolita, Vladimir Nabokov (Wook | Bertrand)

12. Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie (Wook | Bertrand)

13. Todos Devemos Ser Feministas, Chimamanda Ngozi Adichie (Wook | Bertrand)

14. Para Onde Vão Os Guarda-Chuvas, Afonso Cruz (Wook | Bertrand)

15. A Contradição Humana, Afonso Cruz (Wook | Bertrand)

16. Creativity Inc, Ed Catmull (Wook | Bertrand)

17. A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides (Wook | Bertrand)

18. A Mulher À Janela, A. J. Finn (Wook | Bertrand)

19. Jane Eyre, Charlotte Brontë (Wook | Bertrand)

20. The Shinning, Stephen King (Wook | Bertrand)

21. A Arte De Viver Sozinha E Adorar, Jane Mathews (Wook | Bertrand)

22. A Educação de Eleanor, Gail Honeyman (Wook | Bertrand)

23. Uma Questão de Conveniência, Sayaka Murata (Wook | Bertrand)

24. Crime, Disse o Livro, Anthony Horowitz (Wook | Bertrand)

25. O Contágio, Megan Abbott (Wook | Bertrand)

26. O Rumor, Lesley Kara (Wook | Bertrand)

27. Mulherzinhas, Louisa May Alcott (Wook | Bertrand)

28. Explicações De Português Explicadas Outras Vez, Miguel Esteves Cardoso (Wook | Bertrand)

29. No Passado E No Futuro Estamos Todos Mortos, Miguel Esteves Cardoso (Wook | Bertrand)

30. A Doença, O Sofrimento E A Morte Entram Num Bar, Ricardo Araújo Pereira (Wook | Bertrand)


Já leste algum destes livros?
Qual tens na tua lista?


Esta publicação contém links de afiliada. 

10 comentários

  1. Ainda só li cinco da tua lista, mas já apontei alguns títulos que, sem me comprometer a ler antes dos 30, quero ler por essa vida fora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom adicionar livros às listas alheias :)

      Eliminar
  2. Revejo-me muito na tua postura em relação à leitura. Também gosto de ler pelo prazer que me proporciona, por isso, vou muito ao sabor do momento. No entanto, desde que comecei a participar em clubes de leitura, tenho o cuidado de destinar um livro para cada tema, mas há sempre mudanças :p
    Fico contente por te aventurares neste desafio. Partilhamos algumas obras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dos desafios muito pela oportunidade que nos dão a experimentar novos temas e géneros. Estou muito entusiasmada com este :)

      Eliminar
  3. Great article and review. Happy new year. I followed your blog now. Thx

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu, ler para mim é uma forma de evasão e de escape aos problemas, especialmente em tempos de pandemia e é algo que me dá muito prazer.
    O 1984 e o Ensaio sobre a cegueira são mesmo espetaculares. Tens aí vários que também constam na minha lista e outros que me despertaram curiosidade.
    Boas leituras:)
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler é um refúgio do mundo, sim. Que bom ter-te despertado essa curiosidade.
      Obrigada :)

      Eliminar
  5. Já li o Ensaio Sobre a Cegueira, Kafka à beira mar, Jane Eyre e Uma Questão de Conveniência e recomendo todos! O último foi, talvez aquele de que menos gostei, mas mesmo assim recomendo porque nos dá uma visão de alguns aspectos da cultura japonesa e só por isso acho que já vale a pena ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De autores orientais, só conheço o Haruki então estou muito curiosa para ler Uma questão de Conveniência para conhecer mais literatura japonesa e oriental.

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall