01/09/2020

marketing | Viver numa aldeia à beira-mar vs Marketing Digital



Já reparaste que a palavra Marketing começa com mar? Visto que neste cantinho à beira-mar se fala de Marketing, decidi falar-te de como os ensinamentos que ganhei por viver numa aldeia junto ao mar se podem adaptar, e bem, ao Marketing Digital. 


1. A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE

Viver na aldeia é conhecer (quase) toda a gente. É um dia ter o vizinho a bater à porta a pedir meia dúzia de ovos emprestados e, no outro seres tu a bater-lhe à porta para pedir uma embalagem de arroz. Também é dar. Eu dou o pão, tu uns legumes, o outro umas frutas. É tu fazeres a festa e eu ir aplaudir e apoiar. Viver na aldeia é viver em comunidade e cultivar o espírito de entreajuda.

Assim é no Marketing. A comunidade deve ser o teu grande foco. Deves trabalhar todos os dias para criar boas relações. Deves conquistar a confiança do teu público e, se queres receber algo em troca, também terás de oferecer algo. Uns dias, és tu que dás. Outros, és tu que recebes. Mas, tens de ter sempre em mente que o ciclo só funciona bem quando dás por generosidade e não com segundas intenções.


2. QUEM VAI PARA O MAR AVIA-SE EM TERRA

Já dizia a sabedoria popular. Em terra de pescadores, todos os ditados relacionados com o tema são como lei. E nem é preciso andar no mar para lhes reconhecer a importância e a verdade. Basta ir à praia da aldeia. Sem bar ou qualquer outro estabelecimento por perto, obriga-te a levar tudo o que possas precisar durante o tempo que lá estás. Seja comida, bebida ou até uma camisola mais quente, que isto de ser do Oeste tem de se estar sempre preparado para o frio. Até porque o caminho para e da praia é longo e difícil e não o vais querer volta a fazer por te faltar algo.

No Marketing deves sempre definir uma estratégia antes de pores em prática o que quer que seja. Analisa bem o teu mercado, público e concorrência antes passares à ação. Porque o caminho é longo e difícil e não o vais querer voltar a fazer por te faltar algo.


3. A NATUREZA TEM MUITA FORÇA. E O MEIO ENVOLVENTE TAMBÉM

Viver com o mar como vizinho é saber respeitá-lo pela sua força. O mar dá muito, mas também tira. E não é só a areia das praias, que ora está uma cheia e a outra vazia, ora uma é só pedras e outra nem vê-las. O mar alimenta-nos. Mas, o mar também rouba. O mar dá vida. Mas, também as tira. Tu és minúscula em comparação com a imponência do mar e esta realidade ensina-te a seres humilde, a valorizar o que te rodeia e a saberes o que podes ou não controlar.

No Marketing precisas da humildade para lidar com o público, para analisar se estás a fazer tudo bem ou se precisas de mudar e para aceitares opiniões que podem ajudar a tua marca. Ao mesmo tempo, é importante conheceres o teu meio envolvente, para saberes como te podes adaptar e qual a melhor estratégia a seguir. Em suma, deves fazer uma Análise SWOT para avaliares o teu ambiente interno - forças e fraquezas - e externo - oportunidades e ameaças.

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall