02/07/2020

Playlist para escrever e outras manias


Foi quando andava na universidade que ganhei o hábito de ouvir música enquanto escrevia - na altura, só os trabalhos. Na época de muitos trabalhos, o cansaço reinava e não bebia café, então usava outros métodos para me manter desperta. Além disso, a música era uma boa forma de abafar todos os outros barulhos típicos de uma residência de estudantes. O estilo de música que me acompanhava nas noites entre estratégias de Marketing e estilos jornalísticos? Alerta guilty pleasure: pop e funk brasileiro.

É verdade. Para além de ser do mar, também do sou do Carnaval de Torres Vedras e estas músicas, para além do ritmo que me mantinha acordada, ainda tinham a vantagem acrescida de levar o meu subconsciente para casa e combater as saudades. 


Acabou a licenciatura, mas os hábitos mantiveram-se. Pelo menos, em certa medida, porque não, não estou a escrever enquanto oiço a Anitta a cantar o Show das Poderosas, nem o Kevinho com a Olha a Explosão. Deixei as músicas mais mexidas para fevereiro, ou para o uma sexta qualquer em que me lembre que I Love Baile Funk, e abracei forte as músicas brasileiras mais tranquilas, para me acompanharem - e inspirarem - enquanto escrevo.

Criei uma playlist no Spotify com cantores e bandas de diferentes épocas, géneros e ritmos, chamei-lhe de país_tropical e, assim, me vou deixando embalar pelas melodias doces vindas do outro lado do Atlântico, nos meus momentos de criação. Entre Silva, Ivete (ou Banda Eva), Netinho, Daniela Mercury, Seu Jorge e tantos outros, lá vou cantando, escrevendo, dançando e escrevendo mais um pouco.

Vamos só parar e notar nestes gerúndios todos da última frase. Já está? Boa! Eles foram intencionais, para remeter para o "país irmão", mas são muito mais as vezes em que o "português com açúcar" me escorre pelos dedos em primeiros rascunhos de textos. Valha-me a santa revisão, afinal não há escrita sem rescrita. São efeitos secundários destas canções doces, libertadoras de imaginação e de espírito.

Na esperança de te inspirar, também, seja para escrever, cantar, dançar ou apenas sorrir, deixo aqui a minha playlist.


Gostas de ouvir música enquanto escreves?
Que músicas/géneros musicais te inspiram?

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall