Há muitas formas de combateres um bloqueio e outras tantas de como seres mais criativo. Hoje, vou-te contar a minha preferida e o melhor conselho de escrita que alguma vez recebi: pega numa folha em branco e numa caneta.
Mas é assim tão simples? Sim! Escrever apenas, sem pensar em mais nada e sem te pressionares com prazos ou tudo o mais que te posso estar a bloquear é uma das melhores formas para te ultrapassares.
Enfrentar uma folha vazia pode ser assustador, mas, depois de criares esse hábito vai-se tornando mais leve. Tudo vai sair mais naturalmente e uma folha vazia vai ser a tua melhor amiga e aliada de criatividade.
Recebi esta dica da minha professora de Português do secundário. Aliás, todo a turma recebeu. Estávamos a fazer um exercício de escrita criativa e o bloqueio era geral. Ainda me lembro do tema: encontros improváveis. O que vamos escrever com isto? E em tão pouco tempo! Muitas dúvidas e pouca imaginação, naquele momento. A resposta foi simples "Quando não sabem o que escrever, peguem na folha e na caneta e escrevam."
Se foi algo que lhe surgiu no momento para calar vinte almas inquietas, se já era uma resposta padrão a todas as outras turmas, ou se é algum método cientificamente provado que leu num artigo, não sei. Sei apenas que esta frase me acompanha há uns dez anos e me tem ajudado muito.
Agora perguntas: tem mesmo de ser uma folha e uma caneta? Não pode ser no computador ou no telemóvel? Provavelmente até pode. Tudo depende de como te sentires mais à vontade para escrever.
Para mim, a melhor opção será sempre o papel. Escrever à mão é uma experiência muito mais pessoal e as palavras fluem melhor. E para ti?
Sem comentários
Enviar um comentário