10/01/2024

LEITURAS PARTILHADAS | CELEBRAR OS NOSSOS

leituras partilhadas

Vamos partilhar leituras?

O ato de ler é bastante solitário. Pegamos num livro, entramos num mundo novo e fechamos as portas para a realidade e para as pessoas à nossa volta.

As comunidades online são uma forma de partilhar sugestões e experiências de leituras nas pausas por entre capítulos. Seja em clubes de livros ou nas redes sociais, gosto muito da partilha das conversas à volta dos livros.

Como tal, decidi tornar a partilha ainda mais interativa e criar uma rubrica mensal onde convido criadores de conteúdo para, em conjunto, sugerirmos livros de um tema específico.

Chama-se Leituras Partilhadas e o primeiro tema é Celebrar os Nossos, para começar o ano a promover o bom trabalho dos autores portugueses.

Para este tema, só podia escolher uma pessoa, a Andreia Morais, criadora do blog Entre Margens, da newsletter Portugalid[Arte], do desafio literário Alma Lusitana e, mais recentemente, do podcast de poesia Entre o verso e o silêncio.

leituras partilhadas celebrar os nossos


Leituras Partilhadas: Celebrar os Nossos

As escolhas da Andreia

Três Mulheres do Beiral, Susana Piedade

É uma narrativa familiar, passada no Porto. Além disso, adorei a escrita e gostava que mais leitores descobrissem a Susana Piedade.


Enquanto Vamos Sobrevivendo a Esta Doença Fatal, Nelson Nunes 

Para além de ser um contador de histórias fabuloso, acredito que esta obra de não ficção pode ajudar a falarmos mais sobre um tema tão tabu.


As minhas escolhas

A Mão Que Mata, Lourenço Seruya

Eu não perco a oportunidade de recomendar um bom policial. Além disso, eu e o Lourenço partilhamos uma escritora favorita, a Camilla Lackberg, e a narrativa enigmática do seu livro prova muito bem as suas referências.


Os Loucos da Rua Mazur, João Pinto Coelho

O autor tem uma escrita linda e conta uma história de antónimos de um grupo caricato, entre uma livraria de Paris, no século XXI, e uma cidade algures na Polónia da II Guerra.


Já leste algum destes livros? Quais seriam as tuas sugestões?

2 comentários

  1. Fiquei tão feliz por participar neste projeto! Obrigada, de coração, pelo convite *-*
    Acho que vou aproveitar o impulso para, finalmente, me aventurar na obra do Lourenço Seruya

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu tão feliz por aceitares. Força!! Quero ler essa review eheh

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall