10/10/2023

SAÚDE MENTAL | TESTEMUNHO DE UMA MENTE ANSIOSA

dia da saude mental

A vida é difícil quando a mente não pára. Em especial, quando são pensamentos escuros e duvidosos. Quando queres controlar tudo, mas é o medo que te controla. Quando queres ser perfeccionista, mas o síndrome do impostor fala mais alto e chama a procrastinação para o ajudar.

A vida é difícil quando a saúde mental está lá em baixo e te sentes sem chão, sem rumo, sem vontade, sem nada e cheia de tudo.

A saúde mental (ou a falta dela) não se vê. Tem a sua parte de verdade. Quantas vezes um sorriso e um tudo bem não disfarçam noites e noites mal dormidas e um emaranhado de pensamentos negativos. 

Mas a verdade é que há sintomas físicos. As minhas dores nas pernas que quase me impedia de me manter em pé ou as dores de cabeça angustiantes quando tinha (tenho) ataques de ansiedade ou pânico dos fortes, são a prova disso. Só é preciso estar atenta e olhar para dentro.

A saúde mental é das coisas mais importantes da nossa vida e é tantas vezes posta de lado. Hoje não dá. Não tenho tempo. Isso passa. Tens de pensar positivo. Isso não é nada...

Mentira! 

A nossa saúde mental é tudo! É dos bens mais preciosos e devemos cuidar dela com todo o amor e atenção. 

Às vezes podes precisar de ajuda e tudo bem. As minhas sessões de terapia são dos melhores investimentos.

Já tive muitas vezes em lugares escuros para saber que não quero lá voltar. Não estou livre disso, mas faço tudo ao meu alcance para me manter à tona. Há dias em que não apetece, faltam-me as forças, e já percebi que devo aceitá-los e abraçá-los com carinho. Mas não posso deixar-me consumir por eles e muito menos deixá-los consumir-me por muito mais tempo.

Sei que a ansiedade vai ser a minha companheira para o resto da vida. Mais fiel do que qualquer casamento e nem precisei de assinar papel. Nem lhe dei autorização para entrar na minha vida, mas enfim. Ou se calhar dei, calei e consenti sem dar por isso até ser tarde de mais.

Seja como for já a aceitei, mas não a deixo vencer. Já partilhamos o dia-a-dia há muitos anos e vou conhecendo-a cada vez melhor. Tantos que já lhe consigo dar a volta e guardá-la no bolso em vez de deixar que se instale na minha mente e no meu coração.

Nem sempre foi assim. Foi preciso passar por muito. Foram precisas muitas lágrimas. Ainda existem muitas lágrimas, mas agora usa-os a meu favor, para me libertar.

A falta de saúde mental é uma luta muito individual, mas é um caminho que não tens de fazer sozinho.

Pede ajuda!

Há sempre uma solução!

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall