16/07/2023

BRISAS | LIVROS, INSÓNIAS E ANSIEDADE

livros, insónias e ansiedade

Como tenho tempo para ler?

Uma vez vi um meme com a pergunta "Como tens tempo para ler?" e a resposta "Leio em todos os bocadinhos". Depois tinha a imagem de alguém embrulhado num cobertor a ler na cama, com ar de sono e dizia "Eu a ler até às 2h30 da madrugada".

Podia ser eu. Mas no meu caso é ao contrário.

No meu caso seria "Eu a ler a partir das 4h da madrugada".

Apesar de controlada, a ansiedade ainda ataca de vez em quando. Muitas vezes em forma de insónia. E nessas noites de voltas e mais voltas na cama, sem conseguir dormir, o que me salva são os livros.

Porque me acalmam, porque me fazem companhia, porque tornam as horas negras da madrugada mais coloridas e suportáveis. E, por vezes, até conseguem combater o estado de ansiedade e embalar-me até adormecer.

Tenho muitos livros lidos de madrugada. E preferia não os ter lido. Ou pelo menos não tão rápido. Era sinal que tinha dormido.

Mas a vida é assim. Imperfeita. E pelo menos consigo encontrar uma estratégia para tornar as horas menos boas um pouco mais bonitas.

2 comentários

  1. Ler faz bem à alma e ao coração.
    .
    Um resto de domingo feliz
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Às vezes, também me acontece ler pela noite dentro e no momento sabe tão bem! (No dia a seguir é que é pior...)

    ResponderEliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall