01/08/2022

NOTEBOOK | BROWN NOISE E OUTROS SONS-CASA

brown noise e outros sons casa

Julho foi um mês longo e de dias loucos. Como tal, decidi (e precisei muito de) focar-me nas pequenas coisas que tornam a vida mais leve. Aqueles pormenores que passam ao lado muito facilmente, mas que fazem toda a diferença para tornar os dias melhores.


BROWN NOISE...

Há uns tempos descobri o Brown Noise e fiquei fã. Apareceu-me em vídeos do Tik Tok como sons que prometiam acalmar a mente. Bem, isso era tudo o que precisava na altura e lá fui direta ao Spotify procurar uma playlist com os ditos sons. Foi amor imediato!

O Brown Noise são sons graves que remetem para o barulho da chuva a bater na janela, do vento a soprar pelos campos, de um rio a correr e das ondas a rebentara no mar.

Como moça da beira-mar do Oeste que sou, estou em condições de dizer que Brown Noise é o doce som de casa.


... E OUTROS SONS-CASA

O mar sempre foi o meu som-casa preferido. Cresci a ouvi-lo e a correr para ele. A única parte suportável do inverno é quando o mar está muito bravo e ouve-se na perfeição do meu quarto, à noite. 

Da minha casa ouve-se e vê-se o mar. A minha terra é o mar e o vento e as gaivotas. É por isto que gostei tanto de brown noite.

Mas tenho andado mais desperta para coisas que me deixam tranquila e achei muita curiosidade à categoria dos sons.

Por exemplo, nestes dias de sol e calor tem-me sabido bem ler no quintal e percebi que os barulhos que a nossa caturra faz ao andar na base da gaiola ou "sapatear" dentro da caixa do comer acalmam-me. É um som de presença que quebra o silêncio, mas não incomoda. E é muito casa visto a bichinha estar cá há dezasseis anos.

Outro som que me acompanha nas leituras é o som de folhear o livro. Isto porque, se tiver a ler um livro físico, tenho muita tendência para ir folheando um dos cantos do livro e seguir a leitura ao ritmo daquele barulho ténue.


VOLUME NO MÁXIMO E MÚSICAS REPETIDAS

Como podes ver, no que diz respeito a sons que confortam a alma, sou uma pessoa de hábitos e rotinas. A prova disso é as minhas playlists mais ouvidas terem maioritariamente músicas antigas, por me darem aquela sensação de controlo e casa e poder ouvi-las em modo automático enquanto cumpro as minhas tarefas sem ter de pensar em mais nada.

Por isso, julho - como tantos outros - também foi um mês de volume no máximo e muitas músicas repetidas a servirem de inspiração. E se a música foi importante este mês... Mas esta conversa pode ficar para outro altura.

2 comentários

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall