23/07/2021

LIVROS | AS ASSISTENTES, CAMILLE PERRI

livro as assistentes, camille perri

Estás à procura de um romance leve, divertido e com um toque de suspense e ação para ler nas férias? Tenho a sugestão ideal: As Assistentes, de Camille Perri. 

O livro é protagonizado por Tina Fontana. Aos 30 e poucos anos é assistente de um dos homens mais poderosos do país, mas o seu importante cargo é mal remunerado. Com uma vida económica apertada, Tina descobre como fazer algum dinheiro da empresa ir para à sua conta.

A partir do que seria apenas um caso isolado, a desfalque acaba por se tornar maior do que o previsto. E por envolver mais assistentes da mesma.

As Assistentes é um romance divertido e leve. Mas, ao mesmo tempo, consegue tocar em temas importantes como a igualdade salarial entre homens e mulheres, a dificuldade da geração millennial em conseguir um bom emprego e os empréstimos a estudantes universitários nos Estados Unidos da América.


ENDIVIDAR PARA APRENDER

É uma cultura que nunca vou conseguir perceber. Fui para universidade cinco anos depois de terminar o secundário para conseguir juntar dinheiro e, mesmo assim, fui porque tive a bolsa de estudo. Seria impensável fazer um empréstimo para estudar. Principalmente sem ter garantias de que ia ter um trabalho assim que terminasse o curso e condições para pagar a dívida.

Mas nos Estados Unidos é uma prática bastante comum. O valor dos empréstimos mencionados no livro de Camille Perri variam entre 20 a 130 mil dólares. 

É uma loucura começar a vida laborar já com este valor por pagar! Mas, a verdade é que isto é um cenário real - e normal - para muitas pessoas. Há muitos anos! Só que os valores vão sendo cada vez maiores e os salários não correspondem a esse aumento.


A REVOLTA DAS ASSISTENTES

Camille Perri retrata os millennial, em especial as raparigas, como uma geração frustrada e atolada de problemas. Por más condições de trabalho, poucas oportunidades, falta de condições para alugar uma casa decente e por dívidas acumuladas.

No fundo somos a geração que cresceu entre crises. Não há volta a dar. A não ser a revolta!

Foi isso mesmo que "As assistentes" da Titan fizeram. Revoltaram-se contra o sistema. Roubaram aos ricos para ajudar aos pobres. Simplificando, a Tina e as suas colegas são uma espécie de Robin Hood da geração millennial.


Já leste este livro? Estás curiosa?

Sem comentários

Enviar um comentário

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall