Hoje assinala-se o Dia do Autor Português. Esta data foi criada para homenagear os autores nacionais das várias áreas e para reforçar a sua importância para a cultura e o bem-estar da sociedade. E como é importante destacar e apoiar os nossos autores. Sobretudo nos dias que correm.
Como tal, aceitei o desafio do ABC dos Autores Nacionais criado pela Andreia, do blog As Gavetas da Minha Casa Encantada.
ABC DE AUTORES NACIONAIS
1. Corresponde cada letra do teu primeiro nome a nomes de autores portugueses que te marcaram
Isto é meio injusto. Gostava de ter mais letras no meu nome, só para poder incluir outros autores que me marcaram e que admiro, como o João Tordo, o Ricardo Belo de Morais e o Miguel Esteves Cardoso. Ups. Parece que encontrei uma forma de os mencionar.
Maria Isaac. Começar com uma autora, porque girl power e porque adorei a história do Formiga e estou desejosa para ler o novo livro.
Afonso Cruz. O preferido. Aquele que me dá as viagens mais fantásticas e interessantes.
Ricardo Araújo Pereira. Aquele por quem esperei uma hora para a apresentação de um livro e ao qual vacilei a dizer o meu nome, porque na presença do "Champions" uma pessoa até se esquece como se chama.
Isabel Alçada. Juntamente com Ana Maria Magalhães, porque Uma Aventura é aquela coleção que marcou o início da minha vida leitora.
Saramago. O nosso nobel. Aquele que sabe escrever tão bem que pode criar as suas próprias regras gramaticais. Nunca vou superar o final do Memorial do Convento, mas a sua genialidade supera tudo.
Alice Vieira. Aquela que escreveu o primeiro livro "a sério", com mais palavras do que desenhos, que li e que ainda tem um lugar especial no meu coração. Rosa, minha irmã Rosa.
2. Corresponde cada letra do teu último nome a nomes de autores portugueses que queres ler
Antes de avançares para as minhas respostas deixa-me confessar que tive de fazer uma pequena batota. Estava difícil encontrar autores cuja inicial do nome começasse por uma das letras do meu apelido. Então, escolhi aqueles quero ler e têm alguma letra correspondente a uma das minhas. Espero que me perdoes. Afinal, todas as formas são válidas, desde que a intenção seja falar de autores nacionais :)
Valter Hugo Mãe
José LuIs Peixoto
Tânia Ganho
Ondjaki
Rosa Lobato Faria
RuI Cardoso Martins
Afonso Reis Cabral
Nuno Amado
GonçalO M. Tavares
3. Vamos brincar com os números da data?
2: 2 livros que queres ler já;
Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago e Idiotas Úteis e Inúteis, Ricardo Araújo Pereira
2: 2 autores que não tens curiosidade em ler;
Raul Minh'Alma e Afonso Noite-Luar.
0: Top 3 do teu autor favorito
O meu autor português favorito é Afonso Cruz, como mencionei antes. No top 3 estão Vamos Comprar um Poeta, Os Livros Que Devoraram O Meu Pai, Jesus Cristo Bebia Cerveja. Eu sei que isto é um top, mas não vamos ligar à ordem, porque por mim estariam todos (e mais algum) em primeiro.
5: 5 novos livros que adicionaste à estante
O Ano Sabático, João Tordo
Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago,
Saúde Feminina, Diana Patrício
No Passado e No Futuro Estamos Todos Mortos, Miguel Esteves Cardoso
Jesus Cristo Bebia Cerveja
4. Cria uma espécie de guia com a palavra «Autor».
Na qual incluas clubes de leitura, podcasts ou outras iniciativas que valorizem os nossos - nesta categoria não precisas de associar a primeira letra da palavra à primeira letra do projeto que selecionaste.
AlmA Lusitana, desafio literário
Uma Dúzia de Livros, desafio literário
PonTo Final, Parágrafo, podcast
É Outra História, podcast
LerR os Nossos, desfio literário
Estive quase tentada a fazer a primeira opção com o meu nome completo, só para conseguir falar de ainda mais autores :p
ResponderEliminarSou muito a favor destas batotas. Como referiste, e bem, tudo é válido, se for para homenagear os nossos!
Muito obrigada, de coração, por alinhares neste desafio e mostrares o que se faz de melhor por cá <3
Ahah sim, teria sido boa ideia usar o nome todo :D
EliminarGostei muito deste desafio ;)