19/03/2021

LIVROS | SE AS "MULHERZINHAS" VIVESSEM NO SÉCULO XXI

livros se as mulherzinhas vivessem no século xxi

Já alguma vez leste um livro passado noutra época e ficaste a pensar como seria se as personagens vivessem no tempo presente? Isso aconteceu-me com "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott. Durante a leitura, foram muitas as vezes que dei por mim a pensar como seria Jo nos dias de hoje.

Então, decidi imaginar com palavras como seriam as quatro irmãs March no século XXI e como criadoras de conteúdo. 

JO MARCH

Seria uma feminista ativista que lutava não só pelos direitos das mulheres, como também por outras causas humanitárias. Tinha o seu próprio movimento, que seria mundialmente conhecido, e estava sempre na primeira fila de manifestações. E ia usar as suas redes sociais para sensibilizar e promover o seu movimento e as suas causas.

No seu blogue ia falar, igualmente, sobre temas como feminismo, luta antirracista e causas LGBTQ+. Também os seus livros iam abordar estes temas e seriam uma referência na luta pelos direitos das mulheres. Ainda na onda dos livros, Jo ia fundar um clube do livro digital, seguido por pessoas de todo o mundo, para incentivar à leitura e dar mais voz às suas lutas.

AMY MARCH

Seria uma pintora extravagante e andava a viajar pelo mundo em busca de nocas inspirações e a realizar exposições. As suas redes sociais seriam o reflexo desta vida de meio nómada e instável, mas com muito glamour à mistura.

Amy ia ficar-se pelo Instagram e o Tik Tok, e ia pôr de lado a hipótese de ter um blog. Afinal, as palavras nunca foram o seu forte. Em compensação, as sua fotografias iam irradiar luz e cor. Ah, e claro que ia usar as redes para promover o seu trabalho como artista.

BETH MARCH

Teria um estilo de vida minimalista e vegan. Ia ser uma voz ativa na defesa de causas relacionadas com animais, ambiente e sustentabilidade e, também, causas humanitárias. Mas, sempre na retaguarda, evitando falar muito em público.

Teria um blogue, uma conta no Instagram e outra no Twitter, nos quais ia falar das causas que defendia e ensinar a ter uma vida mais minimalista e sobre veganismo.

MEG MARCH

Seguiria a área da moda e seria uma fashion blogger. Ia usar o seu blog e as redes sociais para dar conselhos de moda e beleza e ia ser daquelas criadoras de conteúdo que estão sempre presentes em todos os eventos sociais e festas.

Isto até ser mãe. Depois, Meg ia focar-se nos filhos e na família e o seu projeto sofreria um pequeno desvio e abordar a maternidade de forma glamorosa e falaria de como se concilia a vida familiar com a elegância.



6 comentários

  1. Muito interessante a sua imaginação!
    Li o livro, a personagem que me marcou mais foi a Joe, imagino-a impulsiva e justiceira! Mas não a idealizei nos tempos actuais.
    A sua criativada foi muito engraçada e interessante e o perfil das personagens vai de encontro com o que escreveu acerca delas para o contexto social actual!
    Gostei muito!
    Abraço l!

    ResponderEliminar
  2. AMEI ESTA IDEIA *-*
    Nunca tinha feito este exercício, mas ficou espetacular! E, confesso, estou mesmo a vê-las neste novo contexto. Que máximo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diverti-me muito a idealizar isto. Agora só faltava um remake com as Mulherzinhas nos dias de hoje ahah

      Eliminar
  3. Por acaso penso imenso nisso. Neste momento estou a ler Jane Eyre e muitas vezes dou por mim a pensar como seria esta história numa versão atual.
    E sinceramente, acho que as tuas suposições são bastante certeiras, imagino totalmente as irmãs serem assim nos dias de hoje!
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o bom dos livros... Além das histórias que têm escritas, ainda nos fazem criar outras na nossa cabeça :D

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall