17/03/2021

PLAY | 3 CONVERSAS EM PODCASTS QUE TENS MESMO DE OUVIR

podcasts, crise de identidade, ponto final parágrafo e o avesso da canção


Os podcasts estão a ter uma presença cada vez significante nos meus dias. Nos últimos tempos este formato tem-me feito muita companhia e tenho escutado conversas deliciosas. É sobre três dessas conversas que te venho falar hoje. Conversas de três podcasts diferentes, sobre temas tão díspares como blogues, livros, composição de músicas e teatro. 

1. CRISE DE IDENTIDADE, SOFIA COSTA LIMA E INÊS MOTA

O Crise de Identidade é um podcast da Sofia Costa Lima, onde fala sobre a vida no geral e as suas crises de identidade em particular.

Por norma, ela apresenta-se a solo, mas de vez em quando traz convidados. A mais recente foi a Inês Mota, para uma conversa animada sobre a blogosfera (o antes, o agora e o futuro), a vida e criatividade. 

2. PONTO FINAL PARÁGRAFO, MAGDA CRUZ E CAROLINA SANTIAGO

O Ponto Final Parágrafo é um podcast da ESCS FM em parceria com a Comunidade Cultura e Arte, no qual, pela voz de Magda Cruz, somos guiados por o mundo encantado da literatura. É um formato que conta com entrevistas a diversas pessoas com um elo em comum: o amor pelos livros.

Neste episódio a convidada é Carolina Santiago para uma conversa onde esta desmistifica o que é ser criador de conteúdo e fala sobre três livros. Entre os quais "O Ano do Pensamento Mágico", de Joan Didion. Falaram deste livro de forma tão entusiasta que no mesmo dia estava a comprar a versão e-book e a começar a ler (devo dizer que partilho do entusiasmo)

3. O AVESSO DA CANÇÃO, LUÍSA SOBRAL E DAVID FONSECA

O Avesso da Canção é um podcast de Luísa Sobral. Em cada episódio convida diferentes cantores e compositores portugueses para falar sobre o processo de composição e criação de músicas, álbuns e videoclipes. Enfim, é um podcast sobre o lado menos visível da música.

Neste episódio, a cantora convida David Fonseca que explica como tem uma imagem ou filme por trás de cada canção e como os pormenores do dia a dia contribuem para o processo de criação e estimulam  a criatividade.


Já ouviste alguma destas conversas?
Que podcasts sugeres?


10 comentários

  1. Que especial abrir este artigo e encontrar a minha conversa com a Sofia entre sugestões tão incríveis! Obrigada pelo feedback, principalmente tendo em conta que este não é o meu formato de conforto - só pode significar que dissemos umas quantas coisas giras :D
    Já tinha escutado o episódio com a querida Carolina, fica em falta o projeto da Luísa Sobral :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseram muitas coisas giras! Ouve o da Luísa Sobral, acho que é um formato que vais gostar ;)

      Eliminar
  2. Que fantástico artigo. Já vou acrescentar o Crise de Identidade à minha lista. Obrigada por incluires o PFP e que bem que escreves em tão poucas palavras. Quem me dera ser tão sucinta ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que gosto muito do PFP ;) Junta o Crise de Identidade que é muito bom!

      Em relação à escrita... às vezes nem sempre consigo ser assim tão sucinta, mas é uma questão de treino eheh

      Eliminar
  3. Adorei a conversa da Sofia e da Inês, assim como a da Luisa Sobral com o David Fonseca. Tenho de ir ouvir o Ponto Final, Parágrafo, porque estou em falta

    ResponderEliminar
  4. Excelentes escolhas. Só não conheço o primeiro projecto. O Ponto final, Parágrafo é dos meus favoritos. O podcast da Luísa Sobral também é muito bom mas já acabou a 1a temporada e já não há novos episódios. Esse episódio com o David Fonseca é fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não ouvi todos os episódios de O avesso da Canção, mas até agora este é dos meu preferidos. Ouve o Crise de Identidade, porque vale a pena :D

      Eliminar
  5. Já ouvi o primeiro e achei muito fixe a forma como exploraram o tema da blogosfera e do youtube.
    Costumo também ouvir o Ponto Final, Parágrafo, mas esse episódio ainda não tinha ouvido e agora fiquei muito curiosa.
    Quanto ao terceiro, desconhecia a sua existência, mas pareceu-me muito interessante e vou sem dúvida ouvir.
    Beijinhos,
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este episódio do PFP é mesmo bonito. E o Avesso da Canção é um podcast super giro, também. Aconselho muito :D

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall