26/03/2021

LIVROS | DIA DO LIVRO PORGTUGUÊS

Dia do livro português

Há um ano fiz uma publicação (aqui) a confessar que não lia tantos autores portugueses como achava que devia. Os livros em português na minha estante eram uma minoria que passava facilmente despercebida. Falei também sobre o meu objetivo quase em jeito de promessa de ler mais livros autores nacionais.

Hoje, como se celebra o Dia do Livro Português, decidi fazer uma espécie de atualização deste meu compromisso. 

Abracei essa missão com unhas e dentes e entrei no mundo mágico da literatura portuguesa. Encontrei autores já com algum nome e outros menos conhecidos. Fui juntando muitos mais livros à minha lista de leituras desejadas e fui compondo as prateleiras com mais livros de autores nacionais. Ainda não estão num número justo, mas está a começar a entrar no bom caminho.

Li policiais, romances, crónicas, contos, biografias fantasiadas. Li autores que já conhecia, mas li muito mais autores que nunca tinha lido antes. E de quem nunca ou mal tinha ouvido falar. Li autores que já admirava e outros que passei a admirar. Mas, ainda não li todos que desejo conhecer. Até porque quase a cada dia descubro mais um autor interessante, mas um livro que quero juntar à minha estante. E o efeito bola de neve vai-se desenrolando e só queria que os dias tivessem mais horas para as poder passar a ler.

Conheci professores, pintores, caseiros, jornalistas, escritores, livreiros, poetas e tantas outras personagens que encheram o meu imaginário de magia. Vivi momentos de alegria, tensão, tristeza e suspense. Sorri muito, encontrei algumas lágrimas a querer cair, precisei de suster a respiração uma ou outra vez, senti arrepios, ri à gargalhada… enfim, vivi! 

Vi tantas histórias em tantos cenários diferentes e fiz umas quantas amizades. Sim, que isto de ser leitor tem este lado bom e com um quê de loucura que nos faz travar amizade com pessoas imaginárias. Isto para quem não lê. Porque para nós eles estão bem vivos no nosso coração.

E por falar em coração. O meu ficou muito mais cheio e aconchegado com os livros de autores nacionais que descobri. E com os que continuo a descobrir, porque isto é um vício (dos bons, claro) e quanto mais conhecemos mais queremos conhecer. E quanto mais lemos mais queremos ler. 

É por esta ânsia de querer sempre mais e mais que vou continuar a procurar e conhecer mais e novos autores Portugueses e as suas obras. Esta experiência está a abrir-me caminhos para novos mundos fantásticos e emocionantes, nos quais tenho a certeza que vale a pena me perder, só para ficar lá durante mais tempo.

Só mais uma página. Só mais um capítulo. Só mais um livro. De preferência português, se faz favor. 


2 comentários

  1. Fico mesmo feliz com esta atualização *-*
    Foi uma missão que também abracei de alma e coração, porque temos autores extraordinários, que merecem todo o reconhecimento do mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o teu Alma Lusitana tem contribuído para esta missão, também. Obrigada! *-*

      Eliminar

Mergulhas?

© Maresia
Maira Gall