Há um ano fiz uma publicação (aqui) a confessar que não lia tantos autores portugueses como achava que devia. Os livros em português na minha estante eram uma minoria que passava facilmente despercebida. Falei também sobre o meu objetivo quase em jeito de promessa de ler mais livros autores nacionais.
Hoje, como se celebra o Dia do Livro Português, decidi fazer uma espécie de atualização deste meu compromisso.
Abracei essa missão com unhas e dentes e entrei no mundo mágico da literatura portuguesa. Encontrei autores já com algum nome e outros menos conhecidos. Fui juntando muitos mais livros à minha lista de leituras desejadas e fui compondo as prateleiras com mais livros de autores nacionais. Ainda não estão num número justo, mas está a começar a entrar no bom caminho.
Li policiais, romances, crónicas, contos, biografias fantasiadas. Li autores que já conhecia, mas li muito mais autores que nunca tinha lido antes. E de quem nunca ou mal tinha ouvido falar. Li autores que já admirava e outros que passei a admirar. Mas, ainda não li todos que desejo conhecer. Até porque quase a cada dia descubro mais um autor interessante, mas um livro que quero juntar à minha estante. E o efeito bola de neve vai-se desenrolando e só queria que os dias tivessem mais horas para as poder passar a ler.
Conheci professores, pintores, caseiros, jornalistas, escritores, livreiros, poetas e tantas outras personagens que encheram o meu imaginário de magia. Vivi momentos de alegria, tensão, tristeza e suspense. Sorri muito, encontrei algumas lágrimas a querer cair, precisei de suster a respiração uma ou outra vez, senti arrepios, ri à gargalhada… enfim, vivi!
Vi tantas histórias em tantos cenários diferentes e fiz umas quantas amizades. Sim, que isto de ser leitor tem este lado bom e com um quê de loucura que nos faz travar amizade com pessoas imaginárias. Isto para quem não lê. Porque para nós eles estão bem vivos no nosso coração.
E por falar em coração. O meu ficou muito mais cheio e aconchegado com os livros de autores nacionais que descobri. E com os que continuo a descobrir, porque isto é um vício (dos bons, claro) e quanto mais conhecemos mais queremos conhecer. E quanto mais lemos mais queremos ler.
É por esta ânsia de querer sempre mais e mais que vou continuar a procurar e conhecer mais e novos autores Portugueses e as suas obras. Esta experiência está a abrir-me caminhos para novos mundos fantásticos e emocionantes, nos quais tenho a certeza que vale a pena me perder, só para ficar lá durante mais tempo.
Só mais uma página. Só mais um capítulo. Só mais um livro. De preferência português, se faz favor.
Fico mesmo feliz com esta atualização *-*
ResponderEliminarFoi uma missão que também abracei de alma e coração, porque temos autores extraordinários, que merecem todo o reconhecimento do mundo
E o teu Alma Lusitana tem contribuído para esta missão, também. Obrigada! *-*
Eliminar